Jubileu dos 350 anos da fundação da Ordem Franciscana Secular de Penafiel

Este fim-de-semana, a Ordem Franciscana Secular de Penafiel vai celebrar o jubileu dos 350 anos da sua fundação e, também, a Festa de S. Francisco de Assis, na Igreja do Calvário. As celebrações contarão com a presença do Bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira, e do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente. 

Neste evento (dias 24 e 25 de Outubro), refere a Ordem Franciscana, também participará o Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores de Portugal, o Pe. Vítor Melícias, os Padres Franciscanos residentes em Penafiel, o pároco local, a Ordem Terceira Franciscana, os Ministros da Ordem Franciscana Secular de nível superior, um grupo de Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, e várias autoridades civis e militares de Penafiel. 

Nas celebrações vai ser apresentada e benzida uma tela a óleo, com seis metros por três, pintada à mão por um franciscano secular desta Fraternidade, tela que será colocada no trono da Igreja do Calvário.

Programa:
Dia 24 de Outubro
15h30: Missa de acção de graças pelo Jubileu dos 350 Anos da OFS de Penafiel (preside o Bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira).
Apresentação e bênção do painel para o trono da Igreja do Calvário.
17h00: Procissão em louvor de S. Francisco de Assis, no contexto dos 800 anos da Vocação Franciscana.
19h15: Convívio da Família Franciscana.
21h30: Variedades (no CCC).

Dia 25 de Outubro
07h00: Missa da aurora.
09h00: Missa da Fraternidade.
10h15: Conhecer melhor S. Francisco de Assis (apresentação no CCC).
15h00: Na Igreja do Calvário, exposição da relíquia de S. Francisco.
16h00: Concelebração Eucarística, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

 

 

Partilhar:
Scroll to Top