Responsáveis portugueses falam em «encontro que deu voz à esperança»
Lisboa, 05 go 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) saudou hoje a “alegria contagiante” dos peregrinos que viveram o Jubileu dos Jovens, em Roma, entre 28 de julho e 3 de agosto.
“Foram dias intensos de encontro, partilha e descoberta, marcados pela alegria contagiante de uma geração que procura sentido, relação e compromisso”, refere uma nota do organismo católico, enviada à Agência ECCLESIA.
Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens, constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes, entre os mais de 146 países registados.
“Ao longo da semana, os jovens rezaram, viveram a reconciliação, dialogaram com a cidade, participaram em atividades culturais e artísticas, encontraram jovens de todo o mundo e testemunharam o seu compromisso cristão com criatividade e alegria”, assinala o comunicado.
O DNPJ, ligado à Conferência Episcopal Portuguesa, destaca que Leão XIV esteve “presente com palavras de proximidade e escuta, respondendo às inquietações dos jovens com verdade e esperança”.
“’Não estamos doentes, estamos vivos’, afirmou lembrando o Papa Francisco no JMJ em Lisboa, desafiando cada um a reconhecer, na própria sede de infinito, o sinal de um coração feito para o bem e para o dom”, acrescenta a nota.

A esplanada de Tor Vergata, nos arredores de Roma, acolheu mais de um milhão de pessoas, segundo dados do Vaticano, entre sábado e domingo, para a vigília de oração e a Missa conclusiva, presididas pelo Papa.
“O Jubileu dos Jovens 2025 deixa uma marca profunda em todos os que participaram: não como um evento isolado, um encontro, mas um encontro com Cristo Vivo como ponto de partida para um caminho renovado”, refere o DNPJ-
Ao regressarem às suas comunidades, os jovens levam o apelo do Papa a serem presença ativa, amizade verdadeira e esperança viva onde vivem, estudam, trabalham e habitam. Roma foi o lugar do encontro — agora, a missão continua.”
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil expressa o seu “profundo agradecimento” aos que permitiram a participação dos jovens portugueses, desde os membros do clero a familiares, dirigindo-se a “todos os que, com afeto, perseverança, cuidado e fé, tornaram possível esta peregrinação”.
“O seu testemunho discreto, mas essencial, continua a ser semente de futuro e sinal vivo de uma Igreja que confia nos jovens e caminha com eles”, pode ler-se
Os jovens portugueses vão encontrar-se no ‘Encontro Nacional de Jovens – Rejoice’, de 24 a 26 de julho de 2026, em Lamego.
O Jubileu dos Jovens vai estar em destaque nas emissões do Programa ‘70×7’ a 10 de (07h30) e 17 de agosto, na RTP2.
OC
Jubileu: Papa despede-se com mensagem para jovens de zonas em guerra