Cerimónia marcada para 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição
Cidade do Vaticano, 05 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco convidou Bento XVI a participar na abertura do Jubileu da Misericórdia, marcada para esta terça-feira em Roma, e o seu antecessor já confirmou a sua presença na cerimónia.
A informação foi avançada hoje pela Rádio Vaticano que sublinha as vezes que Francisco citou o agora Papa emérito a propósito do Ano Santo e de temáticas como a “misericórdia e da verdade”.
Durante o último Sínodo dos Bispos sobre a Família, o Papa argentino destacou a posição de Joseph Ratzinger relativamente a uma “Igreja chamada a viver a sua missão segundo uma verdade que não está subordinada a modas ou a opiniões dominantes”.
“Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo. O amor torna-se um invólucro vazio, que se pode encher arbitrariamente”, podendo tornar-se no “oposto do que realmente é”, afirmava Bento XVI, na sua encíclica “Caritas in Veritate”.
Já no fim da assembleia dedicada à Família, Francisco retomava as reflexões do agora Papa emérito, quando afirmou que “a misericórdia é o núcleo central da mensagem do Evangelho, e o próprio nome de Deus”.
RV/JCP