Milhares de profissionais começam a celebrar primeiro grande evento do Ano Santo

Cidade do Vaticano, 24 jan 2025 (Ecclesia) – O Vaticano começa hoje a receber jornalistas de 138 países, para as celebrações do Jubileu da Comunicação, o primeiro grande evento do Ano Santo, desafiando a contar histórias de esperança.
“É precisa que a esperança seja uma ação”, defendeu Paolo Ruffini, na sala de imprensa da Santa Sé, num encontro com profissionais do setor.
O colaborador do Papa sublinhou que esta esperança “não é uma ilusão”, nem um “algoritmo”, pedindo que ela entre na agenda mediática.
O Vaticano lançou hoje o marcador (hashtag) #hopetelling (Contar a esperança), para inspirar novas histórias, no Ano Santo 2025.
Entre hoje e domingo, milhares de jornalistas e comunicadores peregrinos estão em Roma para atravessar a Porta Santa, encontrar-se com o Papa e participar em várias iniciativas religiosas e culturais.
O pró-prefeito do Dicasterio para a Evangelização, D. Rino Fisichella, sublinhou o simbolismo de ter os comunicadores reunidos no primeiro evento do Jubileu.
“Quando se vive espiritualmente a experiência do Jubileu é possível contá-la aos outros”, declarou.
Maria Ressa, jornalista, prémio Nobel da Paz e diretora da plataforma ‘Rappler’, falou de um Jubileu “extremamente necessário”, que representa um “período de graça” e de “regresso aos valores”.
Colum McCann, escritor e cofundador da rede ‘Narrative 4’, assinalou, por sua vez, a “necessidade de contar histórias para superar distâncias”.
O Jubileu do Mundo da Comunicação começa hoje às 17h30 locais (menos uma em Lisboa), na Basílica de São João de Latrão, com uma liturgia penitencial seguida da Missa internacional da festa de São Francisco de Sales, presidida pelo cardeal Baldo Reina, vigário-geral da Diocese de Roma.
A basílica papal vai acolher a relíquia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
O programa de sábado começa com a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, seguida de uma audiência com o Papa Francisco no Auditório Paulo VI.
Na tarde de sábado, decorre em vários locais a iniciativa ‘Diálogo com a cidade: encontros culturais e espirituais’, encontros – na sua maioria abertos ao público – organizados por várias instituições para abordar o tema da relação entre a Comunicação e a Igreja.
A Santa Sé promove ainda o encontro ‘Unir os comunicadores para um caminho comum”, iniciativa dedicada a um grupo de 150 jovens profissionais da comunicação provenientes de mais de 60 países, incluindo Portugal.
O programa do Jubileu da Comunicação encerra-se com a Missa presidida por Francisco, na Basílica de São Pedro, pelas 09h30, assinalando ainda o VI Domingo da Palavra de Deus.
De 27 a 29 de janeiro vai decorrer a Conferência Internacional dos Comunicadores Institucionais Católicos, na qual participam 200 bispos, presidentes das Comissões Episcopais para a Comunicação e diretores dos gabinetes de comunicação de Conferências Episcopais e Institutos Religiosos.
OC
Igreja/Media: Papa pede «compromisso corajoso» contra a desinformação