Jubileu 2025: Santa Sé oferece exames de oftalmologia e óculos a pessoas vulneráveis de Roma

Cidade do Vaticano, 13 fev 2025 (Ecclesia) – O Dicastério para a Evangelização da Santa Sé vai oferecer 1500 exames oftalmológicos e cerca de 1300 óculos aos moradores de Roma que não têm condições de pagar estes cuidados de saúde, no âmbito do Ano Santo 2025.

Os exames oftalmológicos gratuitos e as doações de óculos vão estar concentrados no centro oftalmológico social permanente na Comunidade de Santo Egídio, recém-inaugurado em Roma, informa o portal de notícia ‘Vatican News’.

No contexto do Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, o Dicastério para a Evangelização do Vaticano, o organismo responsável pela organização do jubileu, através da Seção das Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, vai patrocinar mais de 1500 exames de oftalmologia e doar cerca de 1300 óculos, a moradores da cidade de Roma, a capital italiana, que não têm condições de pagar por estes cuidados de saúde.

O organismo da Santa Sé para este sinal de proteção da saúde visual das pessoas mais frágeis conta também com o apoio dos governos municipal e regional, com colaboração da Comunidade de Santo Egídio e da Fundação OneSight EssilorLuxottica Italia.

“Os médicos da IRCCS Fundação Bietti – o único instituto de caráter científico que trabalha exclusivamente com oftalmologia na Itália -, irão acolher os pacientes durante duas tardes por semana para realizar check-ups gratuitos, com a possibilidade de realizar outros testes de diagnóstico no Hospital Britânico de Roma”, acrescenta o portal na internet de notícia do Vaticano.

Esta rede de solidariedade, acrescenta, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis, garantindo o acesso a serviços essenciais de saúde e oferecendo novas oportunidades de inclusão.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, que foi inaugurado pelo Papa Francisco na noite da véspera de Natal, dia 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.

Durante este Jubileu 2025, outras clínicas oftalmológicas temporárias vão ser montadas em Roma, por exemplo, pelo Jubileu dos Doentes e o Mundo da Saúde, a 5 e 6 de abril, e também no Jubileu dos Pobres, em novembro.

O presidente da Academia Pontifícia para a Vida da Santa Sé, D. Vincenzo Paglia, destacou que esta iniciativa incorpora o espírito do Jubileu, oferecendo esperança e assistência aos mais necessitados.

A Igreja Católica celebra anualmente o Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes; “«A esperança não engana» (Rm 5, 5) e fortalece-nos nas tribulações”, foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição deste ano, inspirado numa passagem da carta de São Paulo aos Romanos.

“Queridos doentes, queridos irmãos e irmãs que cuidais de quem sofre, neste Jubileu, mais do que nunca, vós desempenhais um papel especial. Na verdade, o vosso caminhar juntos é um sinal para todos”, refere o Papa na mensagem.

A Conferência Episcopal Italiana (CEI), no âmbito do Dia Mundial do Doente 2025, estão a dinamizar encontros mensais de ação de graças pelos cuidadores motivados pela mensagem de Francisco, que começaram no dia 7 de fevereiro e vão realizar-se durante o Ano Santo, informa o portal online ‘Vatican News’.

Os bispos católicos de Itália vão promover 11 encontros no total, na primeira sexta-feira de cada mês, com um programa que prevê uma hora de oração eucarística animada pela equipa e pelo capelão de algumas estruturas de saúde, como hospitais e casas de repouso, ou igrejas ligadas pelos meios digitais (7 de março; 4 de abril; 2 de maio; 6 de junho; 4 de julho; 1 de agosto; 5 de setembro; 3 de outubro; 7 de novembro; 5 de dezembro).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top