Ao longo do Ano Jubilar, 12 imagens vão peregrinar por várias geografias
Fátima, 15 jan 2025 (Ecclesia) – A imagem Peregrina de Fátima vai viajar por seis países e dois continentes ao longo deste ano, assinalando o Jubileu 2025.
Segundo o Santuário de Fátima, além de Portugal, a “Imagem Peregrina vai deslocar-se a Espanha, Itália, Brasil, Colômbia e Venezuela, levando consigo a mensagem de Fátima a iniciativas locais que assinalam o Ano Jubilar”.
A imagem nº2 vai rumar até Espanha, à Diocese de Sevilha, na Paróquia de Nuestra Señora de La Consolación, em El Pedroso, celebrando os 70 anos da primeira visita de uma imagem peregrina.
A Virgem Peregrina volta depois para Portugal, à Diocese do Porto, concretamente às Paróquias de São Pedro de Castelões e São João Batista de Cepelos, Vale de Cambra, a propósito do Ano Jubilar e da 40º peregrinação paroquial a Fátima.
Já a América do Sul vai receber as imagens peregrinas n.º 3, n.º 6 e n.º 9 de Nossa Senhora de Fátima, que se vão deslocar ao Brasil, e as imagens n.º 7 e n.º 11, que visitam a Colômbia e a Venezuela.
A imagem nº3 vai viajar até à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Sumaré, no estado brasileiro de São Paulo, que recebe também a visita da imagem nº6, nos 50 anos da irmandade de Nossa Senhora de Fátima, sedeada na cidade do Guarujá, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro.
Ainda no Brasil, a imagem nº6 vai também visitar a catedral dos Santos.
No âmbito dos 25 anos da Comunidade Mariana Aliança Eterna, representação local do Apostolado Mundial de Fátima e da Administração Apostólica São João Maria Vianney, a imagem nº9 vai estar no Rio de Janeiro, a Diocese de Campos dos Goytacazes.
Na Colômbia, a imagem nº7 vai percorrer várias dioceses na abertura do centenário das Aparições do ciclo Cordimariano e, na Venezuela, a imagem n.º 11 é recebida na Paróquia de Nossa Senhora de Las Mercedes.
A propósito do Jubileu 2025, a imagem nº4 vai até Itália, na Diocese de Lombardia e Veneto, numa iniciativa promovida pelo Apostolado Mundial de Fátima.
Voltando a Espanha, na Diocese de Badajoz, a Paróquia de Santa Catalina Mártir, em Higuera la Real, vai contar com a presença da imagem nº5, por ocasião dos 75 anos da visita da Virgem Peregrina à diocese e pelos 55 anos de peregrinações da paróquia a Fátima.
Ainda em solo espanhol, está prevista a visita da imagem n.º 5 à Hospitalidad Diocesana de Sevilla-Lourdes.
Por Portugal, Coimbra vai receber a imagem n.º 8 nas paróquias da Unidade Pastoral do Mondego, como Arzila (Nossa Senhora da Conceição), Pereira do Campo (Santo Estevão), Ribeira de Frades (São Miguel), Santo Varão (São Martinho), Taveiro (São Lourenço) e Ameal (São Justo).
A mesma imagem desloca-se depois à Diocese do Porto para celebrações associadas ao Ano Jubilar, no Santuário de Santa Quitéria, por iniciativa da Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria, de Felgueiras.
Segundo informa o Santuário de Fátima, até outubro de 2025, a imagem n.º 10 prossegue o périplo por várias paróquias de Santarém, no âmbito da celebração dos 50 anos da diocese, viagem que teve início em outubro passado.
Por sua vez, a imagem nº11 visita, em maio, mês dedicado a Maria, instituições e gentes das Paróquias de São Miguel de Alcainça e de Nossa Senhora da Conceição de Igreja Nova, na Diocese de Lisboa, em Mafra.
As visitas das imagens n.º 12 e n.º 13 circunscrevem-se, para já, a Itália, com a imagem n.º 12 a viajar até às dioceses de Sabina-Poggio Mirteto e de Lanciano-Ortona para celebrações marianas e com o objetivo de marcar o Ano Jubilar de 2025.
Já a Diocese de Brescia é visitada pela imagem nº13, por ocasião da constituição da nova Unidade Pastoral “Redentore” e expande a sua visita para outras dioceses de Itália, numa iniciativa do Movimento Ecclesiale Famiglia del Cuore Immacolato di Maria, designada “Peregrinatio Marie e Missioni al Popolo”.
Todos os anos, as imagens levam a vários países do mundo a mensagem de Fátima e Jubileu 2025 também motiva alguns dos périplos previstos.
Concebida de acordo com as indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947, refere o Santuário de Fátima.
A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.
O Santuário indica que devido às inúmeras solicitações, começaram a ser disponibilizadas outras imagens, atualmente 13.
LJ/OC