«Acontecimento histórico», como é apresentado pelo Vaticano, decorre a 17 maio, junto ao Circo Máximo, em Roma

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 15 mai 2025 (ECCLESIA) – A imagem do Santíssimo Cristo de Sexta-feira Santa de Mafra está em Roma, onde vai abrir este sábado a procissão do Jubileu das Irmandades e Confrarias, com uma participação estimada de 100 mil participantes.
“Um símbolo de fé e dos portugueses na cidade eterna, integrará a procissão jubilar que antecede a inauguração do novo pontificado”, adianta a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.
Para os responsáveis, que já se encontram na capital italiana, este é um “momento de profundo significado histórico e religioso para Portugal”.
A imagem foi acolhida na igreja de Santo António dos Portugueses e está exposta à veneração dos fiéis que participam nas celebrações jubilares, em Roma.
O Vaticano refere, em nota enviada hoje aos jornalistas, que este “grande evento jubilar” do Ano Santo 2025, convocado pelo Papa Francisco, vai reunir participantes de 100 países, com grupos da Itália, Espanha, EUA, Malta, França, Brasil, Polónia e Portugal, entre outros.
O programa começa esta sexta-feira, com as peregrinações às Portas Santas das Basílicas Papais e a celebração de boas-vindas em São João de Latrão.
O grande momento das celebrações é a procissão pelas ruas de Roma, a partir das 14h00 (13h00 em Lisboa), apresentada pelo Vaticano como “um acontecimento histórico”, representando as realidades da fé popular.
Além da imagem vinda de Mafra, vão estar em Roma, pela primeira vez, duas referências das celebrações da Semana Santa na Andaluzia, Espanha: o “Santíssimo Cristo da Expiração”, mais conhecido como “El Cristo del Cachorro” de Sevilha, uma do barroco andaluz de 1682, com quase dois metros de altura e levada em procissão por 42 pessoas; e a “Virgem da Esperança” de Málaga, também muito venerada e transportada por 270 pessoas.
Estas duas imagens encontram-se dentro da Basílica de São Pedro.
A primeira procissão, com oito confrarias, incluindo a referida Irmandade de Mafra, parte da Praça Celimontana, integrando representações de Portugal, Espanha, Itália e França:
Ao mesmo tempo, outra procissão faz um percurso circular, em torno do Circo Máximo, na zona do Coliseu de Roma.
Os participantes neste evento do Jubileu são convidados a partira na Missa de início do ministério do Papa Leão XIV, este domingo, na Praça de São Pedro, com as suas vestes tradicionais.
OC