Jovens: «O.Gerador» é projeto «inovador, sinodal e integrado» para responder aos «desafios atuais dos jovens»

Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, reunido em Fátima, fez balanço do Jubileu dos Jovens e iniciou preparação para JMJ Seul 2027

Foto DNPJ/ Bárbara Vitória

Fátima, 15 dez 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional de Pastoral Juvenil apresentou o projeto «O.Gerador», “verdadeiro laboratório nacional para a formação”, que quer “renovar a missão da Igreja com centralidade no evangelho” e responder “aos desafios atuais da formação em pastoral juvenil”.

“Foi sublinhado o seu caráter inovador, sinodal e integrado, assumindo-se como um verdadeiro laboratório nacional para a formação de acompanhadores, formadores, animadores, líderes jovens e agentes pastorais destacando o seu potencial para gerar processos, competências e lideranças capazes de renovar a missão da Igreja com os jovens com centralidade no evangelho”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, no final do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ).

“Este projeto foi reconhecido como um motor de mudança pastoral, chamado a articular formação de qualidade, criatividade e trabalho em rede, colocando os jovens no centro e promovendo uma pastoral juvenil viva, corresponsável e missionária”, acrescenta a nota.

O CNPJ reuniu em Fátima animadores de grupos e movimentos com o objetivo de “escutar, discernir e projetar os caminhos da Pastoral com os Jovens em Portugal para os próximos anos”.

O Departamento Nacional aposta numa “estrutura organizacional”, que quer “reforçar a coerência, a eficácia e a sinodalidade da ação pastoral a nível nacional”.

A proposta quer “articular e integrar” a “missão e operacionalização pastoral, os processos de consulta e corresponsabilidade, e a dimensão estratégica e de governação do DNPJ”.

“Como elemento transversal, destaca-se a criação de uma Plataforma Digital Colaborativa, pensada como ferramenta de escuta, participação, trabalho em rede e partilha de recursos”, indica o comunicado.

Foto BNPJ/ Bárbara Vitória

“A estrutura prevê ainda uma tríade estratégica de consulta que reforce espaços estáveis de participação e discernimento, nomeadamente a Plataforma de Escuta e Corresponsabilidade Jovem, a Plataforma de Experiência e Acompanhamento e o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, promovendo uma lógica de cooperação entre dioceses, movimentos, congregações e estruturas nacionais”, acrescenta.

O CNPJ avaliou de forma positiva a participação dos jovens portugueses no Jubileu, em Roma, destacando “momentos de forte impacto espiritual, pastoral e comunitário”, indicou “frutos significativos ao nível do reforço do sentido de pertença à Igreja universal, da revitalização da vida comunitária e do protagonismo juvenil”, mas reconheceu a importância de “aprofundar a preparação pastoral”.

Os participantes na reunião afirmaram a “relevância do processo «Escuta 360º – Juntos, a Escutar o Futuro»” e reconheceram-no como um “espaço de diálogo profundo com jovens e agentes pastorais”.

“Este caminho de escuta foi assumido como fundamental para a construção de um Quadro de Referência para a Pastoral Juvenil em Portugal, atual, significativo e transformador, sustentado no compromisso conjunto das dioceses, movimentos, congregações e estruturas nacionais na concretização dos próximos passos do processo participativo”, pode ler-se.

Foi ainda destacada a preparação dos jovens para a Jornada Mundial da Juventude Seul 2027, assumindo como central “a peregrinação como um processo e não como um evento”, capaz de “promover uma cultura de encontro, diálogo intercultural, sustentabilidade e liderança juvenil”.

O CNPJ assinalou ainda a importância do «REJOICE – Jornada Nacional da Juventude» como “verdadeira experiência de comunhão, missão e encontro com Cristo Vivo”, tendo sido apontado o “envolvimento ativo das dioceses, movimentos, congregações e associações, quer ao nível de conteúdos, quer na logística, comunicação e voluntariado”.

O próximo encontro ‘Rejoice’ está marcado para a Diocese de Lamego, entre os dias 24 a 26 de julho de 2026.

O próximo encontro do Conselho Nacional de Pastoral Juvenil está marcado para 7 de março na Diocese da Guarda.

LS

Partilhar:
Scroll to Top