Jovens: «Missão+» das missionárias Combonianas anima paróquia de Lisboa

Lisboa, 27 ago 2014 (Ecclesia) – As missionárias Combonianas promoveram a terceira edição da “Missão +” na Paróquia de Camarate, Diocese de Lisboa, onde jovens dedicaram o seu tempo ao encontro com Deus, com os outros – crianças, idosos, doentes – e ao crescimento pessoal.

“O que vejo nos jovens é essa procura de Deus, o encontro com Ele e com os outros. As partilhas são muito ricas e os jovens sentem-se muito felizes no dar-se, no entregar-se aos outros”, revela a irmã Suelyn Smiguel, missionária Comboniana.

À Agência ECCLESIA, a coordenadora da atividade de verão na Paróquia de Camarate, na Diocese de Lisboa, explica que o nome “Missão +” surgiu do “desejo” dos jovens darem “mais”.

“Acho que podemos dar mais a tudo, podemos continuar essa missão na nossa vida. Então esse nome Missão + surgiu no sentido que é preciso dar sempre mais, Deus merece e as pessoas merecem”, desenvolveu a irmã Suelyn Smiguel.

Alice Marques, com 16 anos, participou pela segunda vez nesta iniciativa de verão, mais uma vez acompanhada pela sua irmã, e explica que “como conhecia a realidade dos bairros tinha um pouco de receio de como lidar com os problemas” que lhes são associados mas, da primeira experiência, ficou “a vontade de regressar”.

A missionária Comboniana, coordenadora da terceira edição da “Missão +”, manifestou “muita” admiração pelos jovens, “que têm essa sensibilidade”, em Portugal dedicaram “o seu tempo de férias aos outros”.

“É maravilhoso, quando soube e vivi essa semana achei muito bonito”, acrescentou a irmã Suelyn Smiguel.

Para Alice Marques esta semana, realizada na sua terra, também é uma oportunidade de crescimento, pelo contacto “com pessoas que são mais velhas” porque tenta “seguir o exemplo e fazer melhor”, e superação de dificuldades, por exemplo nas relações que desenvolveu com as crianças.

“É difícil esse lado do afeto, sinto as coisas mas não as demonstro facilmente”, e com a Missão + também tenho vindo a ultrapassar”, recordou manifestando a vontade de participar na próxima atividade.

A irmã Suelyn Smiguel considera que estas iniciativas também são oportunidades para o surgimento e crescimento de vocações para a missão porque é “uma porta aberta para novos desafios, mesmo como conhecimento pessoal”.

Todos os anos, as irmãs combonianas realizam uma atividade missionária na Paróquia de Camarate.

A “Missão +”, com o testemunho de Alice Marques e o comentário da irmã Suelyn Smiguel, é o tema do Programa ECCLESIA desta noite na Antena 1 da rádio pública, às 22h45.

SN/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top