Jornadas Teotonianas debatem desafios que a Igreja coloca ao mundo em crise

A edição deste ano das Jornadas Teotonianas, que decorrem em Monção entre 19 e 21 de Fevereiro, lança-se na reflexão acerca dos “Desafios da Igreja a um mundo em crise”. Ao longo de três noites, outros tantos conferencistas vão apontar pistas para o actuar da Igreja que sejam interpelativas e sinais para este tempo tão marcado pela palavra “crise” – ela própria também a necessitar de uma reflexão sobre significado e alcance.

A primeira noite está voltada para a reflexão filosófica e ética. José Henrique Silveira de Brito, professor da Faculdade de Filosofia da UCP – Braga, abordará a questão da “Pessoa Humana, referência ética na Sociedade”.

No segundo dia das Jornadas, o mais jovem dos Bispos Auxiliares de Braga sobe à raia para apresentar uma reflexão onde a pessoa continua a ser o centro. D. Manuel Linda situará a “Pessoa Humana no centro da doutrina e acção da Igreja”. Recorde-se que o Bispo Auxiliar de Braga é um especialista em Teologia Moral cuja tese de doutoramento, realizada na Universidade Pontifícia Comillas (Madrid), versa sobre a “Andragogia política em D. António Ferreira Gomes”.

A edição de 2010 das Jornadas Teotonias, há largos anos um marco cultural no concelho de Monção, vai encerrar com a intervenção do padre Domingos Lourenço Vieira, pároco no concelho de Viana do Castelo, que apresentará a “Doutrina Social da Igreja sobre a ordem económica”. Pároco de Afife e assistente diocesano da Cáritas, este sacerdote especializou-se, em França, em Moral e Doutrina Social da Igreja, destacando-se a obra “Os padres contemporâneos da Moral Cristã”.

Estas conferências decorrem no salão paroquial da vila de Monção, a partir das 21h00, sendo cada uma delas antecedida por um momento cultural protagonizado, respectivamente, pelos Grupos Corais de Santa Luzia de Moreira (Paróquia de Moreira), Lacedurium de Salvaterra (Galiza) e Deula-Deu (Monção).

Esta iniciativa do arciprestado de Monção celebra o santo valenciano São Teotónio que deu nome ao Seminário que a Diocese de Viana do Castelo, nos seus primórdios, instalou na vila de Monção.

Com Diário do Minho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top