Iniciativa decorre em Fátima
Lisboa, 19 set (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe entre hoje e amanha as Jornadas Missionárias 2015, o tema ‘Missão sempre e em todas as frentes. Ad Gentes e Igrejas particulares’.
“Avaliar o percurso missionário feito e incendiar de espírito missionário o ano pastoral que começa são dois bons objetivos para estas jornadas”, explicam as Obras Missionárias Pontifícias (OMP).
As OMP recordam que o Papa Francisco, desde a sua eleição “não parou de incitar a Igreja a ‘abrir-se’”, indo ao encontro de todas as pessoas até nas “mais longínquas ‘periferias existenciais’”.
“Daí surgir inevitavelmente a necessidade e a urgência da evangelização ‘ad gentes’. Todos e cada um dos cristãos têm de ser um sim à missão”, acrescentam, no seu sítio online.
As Jornadas Missionárias são organizadas pela Comissão Episcopal de Missões, pelas OMP e pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) que incentivavam os católicos a “ajudar” as suas igrejas e dioceses a “abrirem-se a uma dimensão ampla à missão evangelizadora”.
O programa da iniciativa começou com a intervenção do presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, às 10h00, do dia 19 de setembro.
Meia hora, depois a comunicação “Missão 'Ad Gentes' e Igrejas Particulares: Profecia e solidariedade”, pelo diretor geral da Obra de S. Pedro Apóstolo, o padre Fernando Domingues.
Durante a tarde a organização preparou cinco workshops – Infância Missionária; Obra de São Pedro Apóstolo; Obra da Propagação da Fé; Missão e Voluntariado e Centros Missionários Diocesanos – que decorrem entre as 15h00 e as 16h30, antes do plenário e da Eucaristia (18h30).
Na noite do primeiro dia lugar ainda para testemunhos e convívio missionário a partir das 21h30.
No domingo, destaca-se a intervenção ‘Obras Missionárias Pontifícias: Carisma e Atualidade’, pelo diretor Geral da União Missionária Pontifícia, o padre Vito Del Prete, às 09h30.
Os participantes das Jornadas Missionárias celebram a Eucaristia no recinto de Oração do Santuário de Fátima, às 10h30.
Antes da leitura das conclusões decorre a intervenção do presidente da Cáritas do Líbano, o padre maronita Paul Karam, sobre a missão nas periferias, às 15h00.
CB