Lisboa, 09 set 2015 (Ecclesia) – As Obras Missionárias Pontifícias Portugal (OMP) vão promover entre os dias 19 e 20 deste mês as Jornadas Missionárias, com o tema ‘Missão Sempre e em todas as frentes. Ad Gentes e Igrejas particulares’, no Centro Paulo VI, Fátima.
“O Papa Francisco, desde que foi eleito como sucessor de Pedro, não parou de incitar a Igreja a «abrir-se», a chegar a todas as pessoas até nas mais longínquas «periferias existenciais». Daí surgir inevitavelmente a necessidade e a urgência da evangelização “ad gentes”. Todos e cada um dos cristãos têm de ser um sim à Missão”, contextualiza o secretário OMP.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, João Cláudio informa que as inscrições online estão abertas e terminam esta sexta-feira, observando que a participação nas jornadas permite que as Igrejas, as dioceses se abram a “uma dimensão ampla à missão evangelizadora”.
O programa da iniciativa começa com a intervenção do presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, a que se segue acomunicação “Missão 'Ad Gentes' e Igrejas Particulares: Profecia e solidariedade”, pelo diretor-geral da Obra de São Pedro Apóstolo, o padre Fernando Domingues.
Durante a tarde estão previstos seis workshops, antes do plenário e da Eucaristia: “Infância Missionária”; “Obra de S. Pedro Apóstolo”; “Obra da Propagação da Fé”; “Missão e Voluntariado” e “Centros Missionários Diocesanos”.
O segundo dia das Jornadas Missionárias 2015 começa com a intervenção ‘Obras Missionárias Pontifícias: Carisma e Atualidade’, pelo diretor Geral da União Missionária Pontifícia, o padre Vito Del Prete.
Depois os participantes são convidados a celebrar a Eucaristia no recinto de Oração do Santuário de Fátima.
Ainda no contexto da temática principal – ‘Missão Sempre e em todas as frentes. Ad Gentes e Igrejas particulares’ – durante a tarde de domingo é apresentada a comunicação “Missão nas «periferias»”, pelo presidente da Cáritas do Líbano, o padre maronita Paul Karam.
As Obras Missionárias Pontifícias Portugal terminam o encontro com o envio e as conclusões a partir das 17h00.
A organização das Jornadas Missionárias 2015 é da responsabilidade da Comissão Episcopal Missões, as Obras Missionárias Pontifícias e Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).
CB/OC