Jordânia: Papa envia secretário de Estado para consagração da igreja do Batismo de Jesus

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Cidade do Vaticano, 07 jan 2024 (Ecclesia) – O Papa nomeou o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, como seu enviado para a consagração da igreja do Batismo de Jesus, na Jordânia, a 10 de janeiro.

Na carta de nomeação, Francisco recorda como os cristãos da Jordânia aguardam “ansiosamente” por este momento, dado que a construção do edifício demorou quase 15 anos.

O Papa pede que o cardeal Parolin leve a sua saudação à comunidade cristã, às autoridades civis e aos responsáveis de outras religiões, com uma mensagem em favor “da liberdade religiosa, da paz no mundo e do bem sincero da pessoa humana”.

D. Giovanni Pietro Dal Toso, núncio apostólico na Jordânia, explica em texto publicado pelo portal de notícias do Vaticano, que a nova igreja latina do Batismo de Jesus está situada em Maghtas, num terreno que foi militarizado até meados dos anos 1990.

Após a investigação de frei Michele Piccirillo, arqueólogo franciscano, o espaço foi identificado como aquilo a que o Evangelho de João chama de “Betânia além do Jordão”, onde Jesus foi batizado.

“A Casa Real da Jordânia tomou imediatamente Maghtas a peito e decidiu criar uma comissão para gerir o lugar santo. Dada a presença, também na Jordânia, de diferentes ritos cristãos, foi confiada a cada um deles uma parcela de terreno para que pudessem aí prestar culto”, assinala o representante diplomático do Papa.

A primeira pedra da nova igreja foi lançada em 2009 por Bento XVI, durante a sua peregrinação à Terra Santa.

OC

Scroll to Top