Primeiro contacto com os cristãos da Terra Santa em clima de entusiasmo
Amã, 24 mai 2014 (Ecclesia) – Milhares de pessoas receberam hoje em festa o Papa Francisco no Estádio Internacional de Amã, que o Papa percorreu num automóvel descoberto, antes da primeira Missa a que vai presidir na viagem à Terra Santa.
Ao som do hino oficial da visita, Francisco foi saudado pelos presentes, entre os quais estão 1400 crianças que vão fazer a Primeira Comunhão, católicos jordanos e refugiados cristãos que vieram da Palestina, da Síria e do Iraque.
Várias pessoas roderam ao Papa, quando este desceu do papamóvel, após ter distribuído cumprimentos e beijado vários bebés, durante o percurso.
O primeiro dia desta viagem vai concluir-se com uma visita ao local do Batismo de Jesus, junto ao Rio Jordão, na margem jordana, onde decorrerá um encontro com refugiados sírios e jovens com deficiência.
Francisco vai abençoar a água, à imagem do que fez Paulo VI em 1964, naquela que foi a primeira viagem de um Papa moderno à Terra Santa.
Em seguida, o Papa vai regressar a Amã, e jantar com refugiados da Síria e um grupo de pobres da comunidade local, ficando alojado na nunciatura apostólica (embaixada da Santa Sé).
Esta é a segunda viagem fora da Itália de Francisco, após a visita ao Brasil em julho de 2013, e a quarta visita de um Papa moderno à Terra Santa, após Paulo VI (1964), João Paulo II (2000) e Bento XVI (2009).
A peregrinação evoca oficialmente o encontro entre o Papa Paulo VI e o patriarca ecuménico Atenágoras, de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), que teve lugar a 5 e 6 de janeiro de 1964 no Monte das Oliveiras em Jerusalém.
OC