Jogos Olímpicos: Padres portugueses oferecem apoio espiritual

Dois franciscanos integram equipa internacional pronta a acolher atletas e turistas em Londres

Lisboa, 24 jul 2012 (Ecclesia) – Dois padres portugueses vão dar apoio espiritual aos atletas que participam nas Olimpíadas que decorrem em Londres a partir de sexta-feira, no seguimento de um pedido originalmente endereçado pelo Comité Olímpico britânico ao episcopado local.

Os frades Paulo Coelho e António Lopes integram a equipa internacional de religiosos franciscanos que estarão na capital do Reino Unido até ao fim dos Jogos, a 12 de agosto, oferecendo os seus serviços aos competidores e turistas lusófonos, revelou a província portuguesa da Ordem dos Frades Menores.

Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, o frei Paulo Coelho explicou que a sua estadia em Londres surgiu de um convite feito pelo responsável dos franciscanos na Grã-Bretanha ao homólogo português, frei Vítor Melícias, que por sua vez sondou a disponibilidade dos religiosos lusos da congregação que falam inglês.

O frei Paulo Coelho, que parte na madrugada de quarta-feira para Inglaterra, espera que a sua principal atividade consista na celebração do sacramento da Reconciliação (Confissão), a par da eventual tradução de textos utilizados para as liturgias e orações previstas.

“A paróquia católica mais próxima da Aldeia Olímpica é a de São Francisco de Assis”, fundador da Ordem dos Frades Menores, explicou religioso, que desta forma justifica o motivo que levou a Conferência Episcopal britânica a pedir a colaboração dos quatro franciscanos residentes na irmandade e paróquia de Stratford.

O sacerdote sublinhou que há um programa religioso “vasto” organizado pelos franciscanos, que começa esta quarta-feira, às 19h30 locais (mesma hora em Lisboa), com uma vigília de oração pela paz, prosseguindo durante os Jogos com missas e tempos de adoração ao Santíssimo Sacramento.

“Esperam-se muitos visitantes, sobretudo do Brasil, e como não conseguiram encontrar entre os padres brasileiros a residir na Europa quem tivesse disponibilidade, fizeram o pedido a Portugal”, referiu o frei Paulo Coelho, que festeja hoje 52 anos e que encara a deslocação a Londres como um “belo presente de aniversário”.

Referindo-se à espiritualidade cristã associada aos Jogos Olímpicos, o responsável lembrou que o evento tem procurado “fomentar o diálogo das culturas e a promover a paz”, a par da vertente desportiva.

O religioso recordou o encontro com líderes religiosos que o beato Papa João Paulo II promoveu em 2002 na cidade italiana de Assis, onde nasceu São Francisco, santo “que foi capaz de reconhecer um irmão, filho de Deus, em todas as pessoas, independentemente da sua cultura e religião”.

A comunidade franciscana de Stratford concluiu no início de 2011 várias obras de remodelação das suas instalações com vista a melhorar o acolhimento durante os Jogos Olímpicos, como o reforço dos alicerces da capela, a decoração do interior da igreja e a repavimentação do parque de estacionamento, indica o site da congregação.

A cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos realiza-se na sexta-feira, embora a competição comece quarta-feira com jogos de futebol feminino, que decorrem em várias cidades do Reino Unido.

A organização dos Jogos vai reservar espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil desportistas de mais de 200 países, incluindo Portugal, que vai estar representado por 77 atletas em 13 modalidades.

RJM/OC

Partilhar:
Scroll to Top