JOC atenta a «realidade juvenil complexa»

Responsáveis de Portugal, Itália, Espanha e Catalunha reuniram em Barcelona para definirem linhas de ação

Lisboa, 25 jul 2013 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Juventude Operária Católica (JOC) sublinhou hoje a vontade do movimento em assumir-se como sinal da esperança junto de todos quantos foram atingidos pela crise económica e pelo desemprego.

“A partir de uma realidade juvenil complexa, em que cada dia é mais difícil encontrar trabalho estável e decente, o principal objetivo da JOC continua a ser aproximar toda a juventude, especialmente os mais desfavorecidos, à mensagem de amor e de justiça que anuncia o Evangelho”, sublinha o organismo católico, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Os responsáveis da JOC em Portugal estiveram recentemente em Barcelona para debaterem o futuro da “ação jocista” com representantes do movimento em Espanha, Catalunha e Itália, e escreveram uma nota conjunta com diversas linhas de reflexão.

Além de se terem comprometido a apoiar aqueles que estão à procura de entrar no mercado de trabalho, as quatro delegações manifestaram a necessidade de “estar ao serviço da massa dos jovens trabalhadores”, muitos deles em situação de “precariedade”.

Mostraram-se também apostadas em continuar a trabalhar na “educação e evangelização” dos mais novos, “dentro e fora do movimento, através da ação concreta e direta nos seus ambientes”.

A JOC quer ajudar os jovens, através da fé e da revisão de vida, a serem “protagonistas” do seu próprio destino, através de uma mensagem cada vez mais atual e adequada ao “contexto social” e à “vida concreta da juventude”.

No entanto, ressalvam as referidas delegações, estes “processos” são “lentos” e carecem de “muita atenção, perseverança e confiança no Espírito”.

“Muitas vezes seremos mais semeadores do que colhedores”, admitem os responsáveis jocistas, que consideram por isso ser “fundamental” contar neste trabalho com o envolvimento de “todos os militantes da JOC”, de “outros coletivos, movimentos sociais” e também “da comunidade eclesial em que estejam inseridos”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top