João Paulo II: Vaticano alerta para venda de falsos bilhetes para a beatificação

Cerimónia de 1 de Maio vai ser de acesso livre, sem necessidade de qualquer tipo de ingresso

Cidade do Vaticano, 18 Fev (Ecclesia) – A Santa Sé alertou hoje para a venda de falsos bilhetes de entrada na cerimónia de beatificação de João Paulo II, marcada para 1 de Maio, no Vaticano, reafirmando que a mesma será de acesso livre.

Em comunicado, a Prefeitura da Casa Pontifícia sublinha que para esta celebração, presidida por Bento XVI, não haverá necessidade de bilhetes, como fora comunicado desde o início”.

Nalguns actos presididos pelo Papa, a Santa Sé pede esses documentos, que são concedidos de forma “gratuita”.

“Nenhum ente ou pessoa física pode pretender qualquer pagamento”, acrescenta o comunicado, disponibilizado em seis línguas, incluindo o português.

Sobre a cerimónia de 1 de Maio, a Santa Sé emitiu outra nota, na qual adianta que a beatificação vai desenrolar-se em cinco momentos, como um “grande acontecimento eclesial”.

Uma vigília de preparação, a 30 de Abril, vai ter lugar no Circo Máximo de Roma, organizada pela diocese local, com a participação de Bento XVI, em videoconferência.

No dia 1 de Maio, a celebração da beatificação inicia-se pelas 10h00 de Roma (menos uma em Lisboa), sob a presidência do actual Papa, na praça de São Pedro.

Nesse mesmo domingo, adianta o Vaticano, “os fiéis poderão venerar os restos do novo beato”, uma vez terminada a cerimónia, diante do altar da confissão, na basílica de São Pedro.

No dia 2 de Maio, é celebrada uma Missa de “acção de graças”, na praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretario de Estado do Vaticano.

Em conclusão, o comunicado oficial refere que a sepultura dos restos mortais de João Paulo II na basílica de São Pedro, na capela de São Sebastião, vai ser feita “de forma privada”.

Por tradição, os restos mortais dos Papas beatificados são transferidos da cripta, onde estão enterrados, para o andar principal.

A capela de São Sebastião fica na nave da basílica do Vaticano, junto da famosa «Pietà» de Michelangelo.

O túmulo será transferido para este espaço, sem exumação do corpo, para debaixo do altar da capela, onde será identificado com a inscrição «Beato João Paulo II», em latim.

Na cerimónia do próximo dia 1 de Maio vai ser anunciada a data da festa litúrgica do futuro beato.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR