João Paulo II: Presidente da Conferência Episcopal feliz com festa mundial

D. Jorge Ortiga mostra gratidão pela vida de um «grande homem»

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 01 mai 2011 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, disse hoje em Roma que a beatificação de João Paulo II foi uma festa mundial “pela vida de um grande homem”.

“O mundo veio ao encontro do Papa para lhe dizer ‘obrigado’ pela sua vida”, referiu, após a cerimónia desta manhã, em declarações à Lusa e à Ecclesia.

O arcebispo de Braga sublinhou a sua satisfação pelo “momento de gratidão do mundo inteiro” que disse ter-se vivido na Praça de São Pedro para a celebração, a qual reuniu cerca de um milhão de peregrinos.

Jorge Ortiga considera que o pontificado de João Paulo II, entre 1978 e 2005, “ultrapassou os confins da Igreja, chegando a toda a humanidade”.

“Ele foi ao encontro do mundo e, na altura da morte, o mundo veio ao encontro dele. Hoje aconteceu a mesma coisa, como que a demonstrar a gratuidade que deve acompanhar a nossa vida, o dever de sair para ir ao encontro dos outros”, precisou.

Num dos últimos atos oficiais como presidente da CEP, dado completar amanhã o segundo mandato consecutivo, o arcebispo Jorge Ortiga deixou votos de que o exemplo do novo beato inspire “caminhos para uma sociedade mais fraterna e humana”.

Karol Wojtyla (1920-2005) foi declarado beato esta manhã pelo seu sucessor, Bento XVI, um facto inédito na história da Igreja que respondeu a inúmeros gestos de “veneração por ele”, segundo o atual Papa.

Cerca de uma dezena de bispos portugueses e um número estimado de 5 mil peregrinos lusitanos marcaram presença nesta celebração.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top