João Paulo II – homem que revolucionou…

D. Manuel Madureira Dias, bispo do Algarve

Ao olhar para os 25 anos de Pontificado de João Paulo II, D. Manuel Madureira Dias, bispo do Algarve, refere, à Agência ECCLESIA, que este “homem revolucionou tanta coisa”. Ao nível de destaques, “gostaria de salientar a missão” porque “a pastoral do Papa tem sido o anúncio do Evangelho por todas as partes do mundo” com as diversas viagens que fez ao longo destes anos.

Para além desta faceta, o prelado algarvio destaca também a preocupação de João Paulo II em “unir as religiões” ou “pelo menos de as aproximar”.

No fundo é “uma preocupação ecuménica viva”. Viagens que tiveram “o seu cariz próprio” e situadas no tempo. E continua: “se perguntar a um português ele responde que gostou imenso das visitas a Portugal”. Um homem que “marcou o século anterior” porque “25 anos de Pontificado sempre a mexer não é pouco”. Um pontificado que tem um cunho próprio porque “ele teve a preocupação de mostrar ao mundo os santos como modelo de vida”.

Um ancião que criou uma certa empatia com os jovens e que D. Manuel Madureira Dias gostava de saber a fórmula “para praticar igual”. E avança: “o Papa sente-se motivado com as multidões e, particularmente, com a juventude”. Uma transmissão “de sangue novo” para João Paulo II.

Partilhar:
Scroll to Top