Depois de ouvirem as palavras do Papa Francisco prometem que vão “tentar aplicá-las”
Lisboa, 06 agos 2023 (Ecclesia) – A voluntária Beatriz Alves esteve no aeroporto de Lisboa a “dar informações” aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, está “cansada mas muito feliz”, agora vai “reler as mensagens do Papa Francisco e tentar aplicá-los”.
A Jornada Mundial da Juventude que se realizou na cidade de Lisboa encerrou este domingo, no Passeio Marítimo de Algés, num encontro entre o Papa Francisco e os voluntários das jornadas.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a voluntária Inês Pedro, que ajudou os peregrinos nas catequeses, considera que foi um trabalho “divertido e enriquecedor”.
Por sua vez, Constança Araújo, da Charneca da Caparica (Diocese de Setúbal), considera que uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal é uma “experiência única”.
Também da Diocese de Setúbal, Beatriz Ribeiro, disse à Agência ECCLESIA que ficou marcada pela expressão do Papa Francisco: “Uma Igreja para todos”.
“A igreja é de todos e não aponta o dedo, abre os braços e acolhe”, acrescentou.
A Mariana Reis, do Porto, esteve ligada ao festival da juventude na parte da música onde “recebia os artistas”.
“Os jovens devem enfrentar o mundo com bravura” e “o espírito de serviço tem de continuar para o resto da vida”, adianta a voluntária do Porto.
O Filipe que andou a transportar os bispos e os considera “muito simpáticos”, referiu à Agência ECCLESIA que a Igreja é uma “casa para todo e é inclusiva” e que “todos somos importantes na sua construção”.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebeu pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
LFS