Papa Francisco vai visitar, esta sexta-feira, um “local periférico” de Lisboa, o Bairro da Serafina.
Lisboa, 03 agos 2023 (Ecclesia) – O cónego Francisco Crespo, pároco da Igreja de São Vicente de Paulo (Serafina), que esta sexta-feira recebe a visita do Papa Francisco considera que praticar a caridade “não é fácil”, mas é fundamental “arregaçar as mangas” e ir ao encontro dos pobres.
“Ao longo da sua história, a Igreja sempre esteve atenta aos mais carenciados, mas a prática da caridade não é fácil por isso é fundamental arregaçar as mangas e ir ao encontro dos pobres nas ruas, tabernas e nas casas abarracadas” disse o pároco da única paróquia em Portugal que tem como padroeiro São Vicente de Paulo.
O Papa Francisco vai visitar, dia 04 de agosto o Bairro da Serafina (Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo) um local periférico e “com problemas habitacionais na cidade de Lisboa”, anunciou o cónego esta quinta-feira na conferência de imprensa no Media Center da Jornada Mundial da Juventude.
O cónego Francisco Crespo realça que a visita do Papa Francisco ao bairro é um “momento único” que “fica marcado para o resto da vida” do Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo.
O pároco gostaria que o Papa sentisse “uma comunidade viva” porque “se ele escolheu uma instituição periférica de Lisboa, como tanto fala”, é essencial mostrar “o trabalho social que o centro social faz em prol das pessoas”.
“Todo o trabalho que é realizado na parte social tem sempre em vista a parte pastoral porque a instituição tem como lema a caridade evangelizadora”, realça.
Um trabalho de décadas que tem por base a máxima: “só se consegue levar as pessoas à Igreja quando se consegue dar-lhe de comer”.
A população “respeita” o trabalho que a instituição está a fazer, mas o pároco gostaria de ver “o bairro renovado, mas não consegue”.
O Bairro da Serafina fica situado no Parque de Monsanto, um pulmão de Lisboa, e o Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo é “o pulmão da comunidade”, aponta o sacerdote.
A trabalhar há mais de 40 anos naquele bairro, o cónego Francisco Crespo considera que o bairro foi-se alterando “pouco a pouco, mesmo no comportamento das pessoas”.
O Centro Social e Paroquial de São Vicente de Paulo dá respostas sociais ao nível da infância, terceira idade e também a pessoas com deficiência e tem “170 trabalhadores, 800 pessoas atendidas diariamente e cerca 1200 refeições diárias”.
A Paróquia de São Vicente de Paulo é “a única que existe em Portugal”.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
LFS