Jovens açorianos querem fazer experiência de sinodalidade
Lisboa, 31 jul 2023 (Ecclesia) – A voluntária no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, da Jornada Mundial da juventude Lisboa 2023 realçou à Agência ECCLESIA que a experiência tem sido “fantástica” e os peregrinos “chegam muitos felizes”.
A trabalhar naquele local desde o dia 24 deste mês, a voluntária Raquel salienta que é “incrível ver muitos voluntários a chegar” e a sua “vontade de ajudar”.
Os peregrinos e voluntários que chegam através dos meios aéreos vêm caraterizados com as “cores do seu país, da sua cidade”, mas “todos super felizes” e com “uma energia incrível”.
Ao nível de dúvidas, os peregrinos colocam “mais questões sobre os transportes”.
Com o padre Norberto Brum veio uma delegação de jovens da Diocese de Angra (Açores) “cheios de entusiasmo, alegria, vitalidade dos Açores e ainda com a frescura da montanha do Pico, depois daquela experiência magnífica”, afirmou à Agência ECCLESIA.
Os jovens dos Açores querem “experimentar” na Jornada Mundial da Juventude, de 01 a 06 agosto, em Lisboa, a “universalidade da Igreja, na fraternidade, na comunhão e na sinodalidade”.
Para o padre Norberto Brum, o Papa Francisco consegue “cativar, chamar e atrair” os jovens porque “eles têm espaço e devem ter protagonismo na Igreja”.
O vereador da cidade de Resende (Brasil) também é peregrino da JMJ2023 e vem participar porque “é católico desde criança e mestre-de-cerimónias na paróquia”.
O jovem Daniel também é da mesma paróquia de Mateus e espera “muito” desta jornada porque vai “encontrar juventude boa”.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
PR/LFS