Lisboa, 02 ago 2023 (Ecclesia) – A Federação Portuguesa Pela Vida orienta hoje um «Terço pela Vida», entre as 16h00 e as 17h45, na igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa.
Esta iniciativa, integrada no Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, realiza-se junto às relíquias de São João Paulo II, o Papa polaco que durante o seu magistério denunciou e combateu “a cultura da morte”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Trata-se de “publicamente pugnar pela defesa das crianças por nascer, dos mais carenciados, das mães em dificuldade, doentes, idosos e de todos os que estão nas periferias do mundo e, ainda, pelo “Povo da Vida” que diariamente, no espaço social e político, luta contra leis iníquas e adversas à Bioética e ao Bem Comum”, refere.
O «Terço Pela Vida» é presidido por D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, as meditações são orientadas por jovens de vários países do mundo e foram escritas pelos católicos da Federação Portuguesa Pela Vida, a partir dos Evangelhos e do Magistério da Igreja.
Participam no «Terço Pela Vida» a fadista Teresa Brum e o Coro Educação Pela Música (Direção Musical de Manuel Líbano Monteiro).
A FPV informa também que, no âmbito da JMJ Lisboa 20233, a Federação Europeia One Of Us apresenta ainda dois programas, inseridos no Festival da Juventude, a Exposição ‘Heroes for Life at WYD’ sobre personalidades históricas, “defensores determinados da dignidade humana como São João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, na igreja da Graça, e um documentário sobre o médico Jérôme Lejeune, figura pro vida incontornável, que dedicou toda a sua vida à “luta contra o eugenismo provocado contra os portadores de Trissomia 21”, no Cinema São Jorge.
LFS/CB