JMJ2016: Portugueses preparam-se para catequeses na Polónia

Bispos vão conduzir reflexões em 33 idiomas, na cidade de Cracóvia e áreas vizinhas

Cracóvia, Polónia, 26 jul 2016 (Ecclesia) – Os jovens portugueses que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, na cidade polaca de Cracóvia, vão encontrar-se a partir de quarta-feira com quatro bispos para as catequeses sobre o tema da misericórdia.

O programa da JMJ, que se iniciou hoje, inclui até sexta-feira momentos de catequese em 33 línguas, com bispos dos cinco continentes, para os mais de 350 mil peregrinos inscritos, com delegações de 187 países e territórios.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) anunciou que seis bispos portugueses participam na JMJ em Cracóvia, dos quais quatro catequistas: D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, que acompanha o Departamento nacional da Pastoral Juvenil como vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família; o bispo da Guarda, D. Manuel Felício; D. José Cordeiro de Bragança-Miranda; e o bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

Os bispos D. Nuno Brás e D. António Francisco dos Santos, respetivamente bispo auxiliar de Lisboa e bispo do Porto, também participam no encontro em Cracóvia.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, no seu sítio online dedicado à JMJ 2016, disponibiliza encontros formativos (catequeses) sobre o tema da misericórdia, o guião da Cruz da Evangelização para além de informações práticas sobre Cracóvia.

As catequeses têm o objetivo de guiar os peregrinos pelo tema da JMJ, ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’, em pleno Ano Santo extraordinário, o Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco.

As catequeses acontecem nas manhãs de quarta-feira a sexta-feira, em Cracóvia e nas cidades vizinhas, decorrendo em igrejas, estádios e parques, num momento aberto a todos os que queiram participar.

O programa dos primeiros dias inclui ainda o Festival da Juventude – apresentações artísticas, culturais e religiosas.

Os peregrinos vão ter acesso a 250 eventos que incluem pintura, fotografia, ícones, banda desenhada, eventos desportivos, apresentações e espetáculos.

O Papa Francisco vai presidir à cerimónia de boas-vindas no Parque de Blonia, esta quinta-feira, e no dia seguinte visita os antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Birkenau.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR