Francisco estará no encontro mundial de jovens entre 28 e 31 de julho
Cidade do Vaticano, 12 Jun 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje a primeira-ministra da Polónia, numa audiência que teve em destaque a visita que Francisco fará àquele país em 2016, por ocasião da próxima jornada mundial da juventude, em Cracóvia.
Segundo informações avançadas pelo gabinete de comunicação da Santa Sé, o diálogo entre o Papa argentino e Ewa Kopacz realçou o modo “sereno e eficaz” como está a ser preparado o evento.
A visita de Francisco à Polónia vai decorrer entre os dias 28 e 31 de julho de 2016, no âmbito de um encontro mundial de jovens que deverá contar, segundo a Arquidiocese de Cracóvia, com a participação de cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Subordinada ao tema "Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia", a JMJ 2016 realiza-se em Cracóvia de 26 a 31 de junho do próximo ano e já tem um site oficial para recolha de infornações, em www.krakow2016.com.
Recentemente, em conferência de imprensa, o arcebispo de Cracóvia, D. Stanislaw Dziwisz, adiantou que o Papa poderá aproveitar a ida à Polónia para visitar o campo de concentração de Auschwitz, naquela que seria uma iniciativa a título mais pessoal.
Há ainda a possibilidade de Francisco passar pelo santuário mariano de Czestochowa, em Wadowice, a cidade natal de São João Paulo II.
Na receção à primeira-ministra polaca, esta sexta-feira no Vaticano, o Papa argentino inteirou-se ainda sobre “a contribuição positiva que a Igreja Católica tem dado para o contexto socioeconómico atual da Polónia” e outras questões mais de caráter “ético”.
Quanto ao plano internacional, Francisco e Ewa Kopacz “partilharam pontos de vista” sobre várias temáticas, com “especial atenção” ao conflito que marca a Ucrânia.
JCP
O arcebispo de Cracóvia revelou que o Papa Francisco vai aproveitar para visitar o campo de concentração de Auschwitz aquando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016 e referiu que vai ser “uma visita pessoal”.
O cardeal Stanislaw Dziwisz, numa conferência de imprensa sobre a JMJ 2016, informou que o Papa vai chegar a Cracóvia no dia 28 de julho e regressa ao Vaticano no dia 31.
Na Polónia são esperadas “mais de 2,5 milhões de pessoas” para o encontro mundial de jovens católicos e prevê-se que os peregrinos mais numerosos sejam da Itália, com “cerca de 100 mil”, e “60 mil da França”.
O antigo secretário particular do Papa João Paulo II revelou que Francisco deve aproveitar o facto de estar na Polónia para visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz.
Segundo a Rádio Vaticano, o arcebispo de Cracóvia disse também que o Papa pode visitar o Santuário mariano de Czestochowa, em Wadowice, a cidade natal de São João Paulo II.
Depois de 1991, nesta mesma cidade de Czestochowa, esta é a segunda vez que a Polónia recebe a JMJ, um encontro que o próprio Papa polaco criou.