Responsável diocesano satisfeito com adesão ao evento
Guarda, 19 jul 2016 (Ecclesia) – A Diocese da Guarda vai participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 com 54 jovens, oriundos essencialmente de Manteigas e da Guarda.
O padre Rui Manique, responsável pelo departamento local da Pastoral Juvenil, disse ao jornal diocesano ‘A Guarda’, que o número de jovens participantes é muito interessante atendendo ao lugar onde decorrem as jornadas, a cidade polaca de Cracóvia.
“O grupo da Guarda é bom. Não estávamos à espera de tantos jovens por ser longe”, explicou, em declarações enviadas hoje à Agência ECCLESIA.
“A nível nacional, o grupo que vai à Polónia é muito bom, estando Portugal entre os países mais representados”, acrescentou.
O padre Rui Manique referiu também que “o grupo da Guarda vai ficar em Chrzanow”, nas proximidades de Cracóvia, onde vão decorrer os momentos mais importantes da Jornada Mundial da Juventude, com a participação do Papa Francisco.
Na Missa do envio, que decorreu esta segunda-feira, na igreja da Misericórdia, na Guarda, D. Manuel Felício desafiou os jovens a serem “anunciadores da Misericórdia”.
“Na relação de proximidade com o Papa Francisco todos nós crescemos na vontade de sermos anunciadores da Misericórdia de Deus”, precisou.
D. Manuel Felício é um dos bispos que fará catequeses aos jovens portugueses na Polónia.
O grupo da Guarda sai em dois voos diferentes para a Polónia, a 24 e 25 de julho.
As JMJ nasceram por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
O próximo encontro mundial de jovens realiza-se entre 26 a 31 de julho e tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.
OC