Évora, 21 jul 2016 (Ecclesia) – 50 jovens da Arquidiocese de Évora vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2016, depois de uma série de atividades de promoção do evento, incluindo a presença nas redes sociais.
Os participantes foram empurrados pelo impacto do pontificado do Papa Francisco, que tornou “mais fácil” transmitir a mensagem cristã e apelar à participação na vida da Igreja.
Joana Simões, da Equipa do Departamento da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Évora, recorda À Agência ECCLESIA o percurso feito nos últimos meses, que incluiu a atribuição de duas viagens aos vencedores do Festival da Canção Juvenil, “um chamariz muito grande”.
As inscrições previam um número limitado de lugares que “esgotaram muito rapidamente”.
“Quando fomos a Madrid, era muito perto, mas gostamos tanto que tudo o que seja Europa agora parece perto”, assinala Joana Simões.
O grupo prevê momentos de festa mas também de oração e reflexão, além da proposta de cada participante redigir um “diário de bordo”, para relatar as experiências por que estão a passar e fomentar a partilha.
‘Gostavas de participar nas JMJ 2016 e achas que não podes? Então isto é para ti!’ – é o mote das ‘Jornadas à Distância’ que a Arquidiocese de Évora promove entre os dias 27 (à noite) e 31 de julho.
CB