Cidade do Vaticano, 27 set 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Polaca está a leiloar três automóveis utilizados pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, para financiar a compra de uma clínica móvel para os refugiados sírios que estão no Líbano.
A Rádio Vaticano divulga que a responsável da Caritas Agnieszka Homan disse que “é o desejo do Papa” que os automóveis usados durante a sua estadia na Polónia para o encontro mundial de jovens sejam revertidos em ajuda aos refugiados.
Os três automóveis VW Golf azul escuro, com matriculas “K1 POPE; K2 POPE” e “K3 POPE”, têm certificados que especificam o percurso feito com o pontífice argentino no leilão que termina a 9 de outubro.
O carro usado no trajeto entre Cracóvia e o Santuário de ‘Jasna Gora’, em Czestochowa, é o que tem despertado mais interesse dos participantes do leilão online e desde esta segunda-feira já vale mais de 30 mil e 100 zlótis, cerca de 7 mil euros.
Agnieszka Homan acrescentou que a Caritas Polaca já vendeu vários presentes oferecidos ao Papa durante a sua passagem pelo país do leste da Europa, como um par de sapatos por 28 mil zlótis, cerca de 6500 euros.
Durante a 31.ª Jornada Mundial da Juventude, Francisco fez vários alertas para o drama dos refugiados mobilizando os jovens católicos a ajudar “os que sofrem com a guerra e a fome” e convidou, por exemplo, jovens sírios a participar na Via-Sacra.
CB