Padre Eduardo Novo ouviu apelos ao empenho dos responsáveis para que animem os jovens a dizerem «sim» ao evento
Rio de Janeiro, Brasil, 26 nov 2012 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil está no Rio de Janeiro, com mais de 200 responsáveis internacionais do setor, para preparar a Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer naquela cidade brasileira em 2013.
Numa mensagem enviada aos jovens portugueses, e partilhada com a Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Novo destaca a importância do encontro para debater “questões sobre a geografia e segurança, sistema de vistos, inscrições, despesas económicas, hospedagem, acessos especiais e acolhimento dos bispos”.
A iniciativa, coordenada pelo presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, cardeal Stanislaw Rylko, e pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, vai ainda permitir esclarecer “assuntos relacionados com seguros, alimentação, deslocações e kit dos peregrinos” e definir toda a programação pastoral da jornada.
Em cima da mesa vão estar “catequeses, atos centrais, atos religiosos e culturais”, bem como os “voluntários e traduções, a feira vocacional, as pré-jornadas, a semana missionária e a promoção humana”, adianta o sacerdote.
No que diz respeito ao voluntariado, acrescenta o diretor do DNPJ, Portugal “já tem um rosto na comunicação, o Felipe Teixeira”.
Este domingo, na missa de abertura do segundo encontro preparatório da JMJ2013 (o primeiro foi em Roma, em agosto de 2011), o cardeal Stanislaw Rylko destacou a importância dos agentes se “empenharem ainda mais” na animação dos jovens, para que estes digam “sim” à participação no maior encontro internacional juvenil da Igreja Católica.
O padre Eduardo Novo reforça este desafio junto dos responsáveis pastorais portugueses, convidando-os a seguirem com a sua missão já no próximo Festival Nacional da Canção Mensagem, que terá lugar em Fátima no dia 1 de dezembro.
Com um “binómio temático” que apela à alegria em Cristo e à evangelização, o evento musical tem como propósito dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético-musical partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; e possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, grupos de Jovens, movimentos eclesiais em Portugal, no âmbito do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil”.
“Vamos todos viver intensamente este meio de evangelização pela arte. E porque a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende como dizia Schopenhauer, é o Festival a transpirar a Alegria de Deus connosco!”, exorta o diretor do DNPJ.
O lema da JMJ 2013, que vai decorrer entre 23 e 28 de julho de 2013, é “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.
Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada pelo Papa João Paulo II saiu de Roma.
JCP