Organização espera que a visita de Francisco tenha em especial atenção questões como a pobreza, a droga e as vocações juvenis
Rio de Janeiro, 23 mar 2013 (Ecclesia) – O arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro e anfitrião das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, D. Orani João Tempesta, entregou uma nova proposta de programação para o Papa Francisco, que irá participar no evento.
Segundo informação publicada na página da JMJ2013 na internet, o calendário proposto ao Papa foi elaborado a pensar “nas necessidades da cidade” e tem em conta a condição física do sucessor de Bento XVI.
A organização do encontro juvenil do Rio de Janeiro, que vai decorrer entre 23 e 28 de julho, espera que a visita de Francisco tenha em especial atenção “as favelas, a juventude privada de liberdade, a questão das drogas, as vocações juvenis e as crianças”.
O programa entregue ao Conselho Pontifício para os Leigos e aos responsáveis pela agenda e segurança do Papa prevê também “um encontro especial com os bispos brasileiros” e deslocações a “alguns locais como o Cristo Redentor e/ou a Penha”.
D. Orani Tempesta sublinhou que a agenda do Papa no Brasil será confirmada somente no final de abril ou início de maio.
Em avaliação vão estar também outras possíveis deslocações do Papa dentro do território brasileiro, como à cidade de Aparecida, ou a outros países da América Latina, “porém nada será confirmado antes dessa data”, realça a nota de imprensa.
A 14ª edição do maior evento juvenil da Igreja Católica vai ter como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” e ser marcada por atividades que desafiam os mais novos ao anúncio de Cristo e à evangelização.
Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada pelo Papa João Paulo II saiu de Roma.
JCP