Inscrições para ser voluntário terminam este domingo
Lisboa, 17 jun 2023 (Ecclesia) – As candidaturas para ser voluntário na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, marcadas para 1 a 6 de agosto, terminam este domingo e a organização desafia a uma «Última chamada» para a inscrição de voluntários.
“As candidaturas para voluntários centrais devem ser submetidas até 18 de junho de 2023. Entre 18 e 30 de junho será apenas possível finalizar as candidaturas submetidas até esta data”, pode ler-se no sítio da JMJ Lisboa 2023.
A organização dá conta que dará prioridade a “quem estiver disponível entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023”; no entanto, explica, “também se poderão inscrever na plataforma voluntários centrais com menor disponibilidade”, uma vez que “pelo menos dois dias entre 1 e 6 de agosto”, já serão uma ajuda.
A missão de ser voluntário numa JMJ, está na base da organização do encontro, desde a sua primeira edição, em 1986, construído com a “colaboração de milhares de voluntários”.
“Uma das maiores belezas deste encontro com o Papa é o dom do trabalho e do tempo de tantos jovens que, gratuitamente, dão aos outros a oportunidade de participar numa experiência única”, pode ler-se.
“Um voluntário é alguém consciente de ter uma missão. Existe algo por quem vale a pena oferecer-se. É essa oferta, livre e generosa, que dá ao voluntário a alegria e a consolação de saber que faz a sua parte neste mundo do qual todos somos responsáveis”, destacam ainda.
A organização portuguesa explica haver “vários tipos de voluntários”, com diferentes tarefas: “Alguns terão uma missão muito visível e em locais de destaque, e outros um papel mais discreto e igualmente crítico para que a JMJ aconteça”.
“Como nos diz o Papa Francisco, «no voluntariado cada serviço é importante, mesmo o mais simples» (Encontro com Voluntários na JMJ Cracóvia 2016)”, recordam.
O bispo de Leiria – Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou, no final da Peregrinação Internacional Aniversaria de junho, a necessidade de famílias e os jovens para ajudar a acolher os participantes mas também a importância de ter mais voluntários.
“Que Maria nos ajude a acolher o irmão e irmã que vão chegar, que nos disponha a servir – faço o apelo a toda a organização, fazem falta ainda muitos voluntários na JMJ”, explicou o responsável.
“Vós jovens que aqui estão e em casa, precisamos de mais colaboradores para acolher os jovens que vão chegar com tantas línguas. Agradeço aos que já responderam, às famílias que já se dispuseram a acolher”, acrescentou.
Também o cardeal-patriarca de Lisboa apelou à inscrição de voluntários e famílias de acolhimento, falando num evento “único”.
“É uma ocasião única para nós, em Portugal, e que queremos oferecer a toda a gente que venha, mas precisamos de muitos voluntários, para que, nas diversas missões que é preciso levar por diante, estejam connosco a preparar a Jornada e, depois, a efetivá-la”, indicou D. Manuel Clemente, num vídeo.
A mensagem quis destacar a “urgência” da organização, face à proximidade do encontro mundial.
“A urgência que o tempo traz, porque já estamos muito perto, mas sobretudo a necessidade de reforçar o voluntariado, gente que esteja disponível para estar connosco, nesta reta final, a preparar esta grande ocasião de encontro de jovens de todo o mundo”, precisou o cardeal português.
Mais de 20 mil pessoas já se inscreveram como voluntárias na JMJ 2023, entre elas 363 exclusivamente para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem.
LS