JMJ: Portugueses querem brilhar em Madrid

Departamento da Conferência Episcopal aposta em presença forte para promover «candidatura» lusa e receber Jornadas a curto prazo

Madrid, 16 ago 2011 (Ecclesia) – Mais de 10 mil portugueses estão desde hoje em Madrid para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, revelou o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), que aposta numa candidatura lusa para acolher uma próxima edição da iniciativa.

Portugal ocupa o sétimo lugar na lista de países com mais inscrições – 12 298 pessoas confirmadas, até 10 de agosto -, incluindo 2200 jovens que vão participar apenas na vigília e missa com o Papa no aeródromo de Cuatro Vientos, neste sábado e domingo.

Em conferência de imprensa, o padre Pablo Lima, diretor do DNPJ, acredita que o número suba até “mais de 13 mil”, nos próximos dias, destacando que “naturalmente” são as três maiores dioceses do país as que levam mais jovens: Lisboa com 2018, Braga com 752 e Porto com 620.

“É um número muito grande de jovens que vem a Madrid e, nesse sentido, estamos muito satisfeitos”, indicou.

Este responsável espera a presença “mais de 10 mil jovens” no encontro com os bispos portugueses no Madrid Arena (Centro de Congressos), marcado para quinta-feira e apresentado pelo DNPJ como uma “iniciativa inédita no contexto das JMJ e da história da Igreja em Portugal”.

Participam no encontro 17 bispos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, acompanhados pelo embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro José Mendonça, e pelo diretor da Secção de Jovens da Santa Sé (Conselho Pontifício para os Leigos), padre Eric Jacquinet.

Esta última presença foi destacada pelo padre Pablo Lima, que a considerou um “motivo de grande alegria e orgulho”.

O diretor do DNPJ admitiu recentemente que existe vontade de acolher em Portugal o maior evento juvenil organizado pela Igreja, apontando agulhas para a hipótese de receber a edição de “2021 ou 2022” e afirmando que “seria necessário começar a trabalhar já, junto da Secção de Jovens”.

Além do encontro dos jovens com os bispos portugueses em Madrid, o DNPJ promove ainda um “kit nacional”, “preparando terreno para daqui por dez ou doze anos vir a organizar um encontro deste género”,

Esta vontade “já muita antiga”, disse esta tarde o padre Pablo Lima, “não obedece apenas a uma vontade de vaidade nacional ou eclesial”, revelou.

O responsável diz que a experiência portuguesa na organização de outros eventos, como o Euro-2004, é um “ponto muito a favor”.

O sacerdote recordou que “já houve um pedido feito à Santa Sé” para que a JMJ em Portugal pudesse coincidir com o centenário de Fátima (2017), o que não veio a suceder.

Quanto à manifestação de protesto marcada para quinta-feira, dia da chegada do Papa, o padre Pablo Lima disse que “manifestar” a fé não significa “insultar, agredir ou ofender aqueles que não a partilham”, não se mostrando preocupado em relação a um eventual encontro entre manifestantes e participantes nas Jornadas.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar a edição de 2011 da Jornada Mundial da Juventude, que decorre entre os dias 16 e 21 deste mês, com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como vídeos e ligações ao site oficial da JMJ.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top