A ideia partiu de dois voluntários e a peça foi concretizada em material 100% reciclado
Lisboa, 20 mai 2023 (Ecclesia) – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 apresentou esta sexta-feira o Oratório da Visitação, uma peça em material reciclado que pretende ser mote para “corrente de oração” nas famílias.
“O Oratório da Visitação pretende criar uma corrente de oração que una e ajude todas as famílias e comunidades a rezar e a preparar o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa”, pode ler-se no site oficial.
O projeto que partiu de dois voluntários da JMJ Lisboa 2023, Caetana Thomaz e Manuel Appleton, e consiste na “celebração do encontro de Maria, a mãe de Jesus, com Santa Isabel, representando o abraço de alegria partilhado entre elas no momento da sua reunião”.
Segundo a informação, a “peça foi feita, inicialmente, pela artesã Céu Pedrosa, da Olaria da Bajouca, na região de Leiria” e, a partir da escultura de barro, “fez-se depois a digitalização da peça em 3D para fabrico do molde em aço, para injeção do composto e produção das peças”, numa empresa da Marinha Grande.
“Após esta fase, as peças são então pintadas à mão, em Fátima, por artesãs especializadas na pintura de imagens sacras. O Oratório da Visitação é feito em material 100% reciclado, o que equivale à reciclagem de, por exemplo, 250 copos de iogurte”, pode ler-se.
A peça destina-se a passar de “família em família, estando sete dias em casa de cada uma” e é acompanhada por um “itinerário de oração disponível através de um QR Code”.
“O objetivo é que, em cada comunidade, haja uma corrente de oração pela JMJ Lisboa 2023, para responder ao apelo feito pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente”, divulga.
O Oratório da Visitação estará disponível exclusivamente através da empresa que a produz, a FARUP, e qualquer pessoa o pode adquirir através do e-mail geral@farup-fatima.com.
SN