Cardeal português presidiu à Missa na Basílica de São Pedro para os participantes no Congresso Internacional de Pastoral Juvenil
Cidade do Vaticano, 25 mai 2024 (Ecclesia) – D. Américo Aguiar afirmou hoje na homilia da Missa na Basílica de São Pedro que é impossível saber a “dimensão do que virá depois” de uma Jornada Mundial da Juventude e lembrou Portugal, que procura “novos caminhos”, e Seul.
“Rezem uns pelos outros. Pelos jovens de Portugal que procuram novos caminhos depois da Jornada de Lisboa. Pelos jovens da Coreia do Sul que preparam a próxima Jornada. Pelos jovens da Ucrânia, da Rússia, da Israel, da Palestina”, afirmou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
Numa celebração no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro, com os participantes no Congresso Internacional de Pastoral Juvenil, organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o cardeal português lembrou que infância e a juventude possuem “uma esperança únicas” e a “capacidade de ver o invisível” e apelou ao envolvimento de todos na preparação da JMJ de Seul.
“Empenhemo-nos nas geografias de cada um de nós, nas suas casas, escolas, paróquias movimentos e responsabilidades, a fazermos chegar este anúncio e este convite do Papa Francisco, a todos, todos, todos”, sublinhou.
O também bispo de Setúbal desafiou os jovens a entregarem todas as força e e capacidades a preparar os encontros de pastoral Juvenil, certo que é impossível saber “a dimensão do que virá depois”.
“Podemos fazer contas, analisar testemunhos, escrever relatórios… Mas o que se terá passado ou poderá vir a passar no coração dos mais pequeninos, no coração de um jovem inquieto ou tranquilo, uma jovem perdida ou convicta das suas certezas, um outro jovem doente ou cheio de saúde… ninguém sabe o que Jesus tem para lhe dizer… ninguém sabe o que sente aquela criança levada às cavalitas pelo Pai e que olha para a multidão à sua volta. Ninguém sabe o que acontece no coração de uma avó que assiste pela televisão ao Encontro para onde partiu o seu neto, a sua neta”, afirmou.
O Congresso Internacional de Pastoral Juvenil, organizado pelo Dicastério para os Leigos, terminou este sábado e teve por tema “Por uma pastoral juvenil sinodal: novos estilos e estratégias de liderança”.
PR