Série de 100 vídeos «Sou JMJ» vai reunir representantes de todos os participantes
Lisboa, 23 abr 2023 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse que a próxima Jornada Mundial da Juventude “já está a ser” uma ocasião de “rejuvenescimento” para a Igreja Católica em Portugal, referindo que é JMJ desde 2017.
“Eu sou JMJ e se calhar o mais antigo, porque comecei em 2017 quando escrevi para Roma a manifestar a disponibilidade de Lisboa e de Portugal para realizarmos aqui a JMJ”, afirmou D. Manuel Clemente no primeiro de 100 vídeos que a Agência ECCLESIA vai publicar a partir de hoje, até começar a jornada que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto.
“Sou JMJ: 100 dias, 1 sonho” é um projeto da Agência Ecclesia para cada dia até à JMJ Lisboa 2023, onde se apresentam as expectativas de diferentes participantes no encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
No primeiro dos 100 vídeos, o cardeal-patriarca de Lisboa afirma que está “inteiramente” no projeto que inicialmente era para decorrer em 2022, tendo sido adiado um ano por causa da pandemia.
“Olho a JMJ como uma ocasião não só de encontro pós-pandémico para a juventude mundial que bem precisa de desconfinar, mental e espiritualmente, mas também para a Igreja em Portugal, porque será certamente uma ocasião de rejuvenescimento. E já está a ser, com as dezenas de milhares de jovens que está a prepará-la”, afirmou D. Manuel Clemente.
O cardeal-patriarca de Lisboa afirma que o encontro que vai acontecer com a JMJ Lisboa 2023 vai ser um “momento muito bom, muito oportuno e toda a gente vai gostar”.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
São João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985)
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
Cada JMJ realiza-se, anualmente: a nível diocesano, na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
No dia 27 de janeiro de 2019, na JMJ que decorreu no Panamá, foi anunciada a escolha da cidade de Lisboa pelo Papa Francisco como o local para o encontro de jovens de todo o mundo, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.
PR