Casal emigrante na Suíça celebrou Matrimónio a 29 de julho e fez as malas para acompanhar grupo de Friburgo
Lisboa, 06 ago 2023 (Ecclesia) – O casal Diogo e Vanessa Rodrigues são portugueses emigrantes na Suíça e estão a passar a sua lua de mel na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, porque não queriam perder a edição na sua terra natal.
“É um momento único, não podíamos perder, ainda por cima é uma sorte ser na nossa terra. Nada melhor do quer isso”, explica Vanessa à Agência ECCLESIA.
O casal participa na sua primeira JMJ, o Diogo Filipe como responsável de um grupo de jovens, não queriam perder a oportunidade.
“Estamos muito ligados à Igreja e isto para nos é muito importante. Queríamos estar com aqueles que estiveram também a cantar nosso casamento, isso é muito importante para nós”, regista o noivo, de 35 anos.
Diogo Filipe é técnico comercial, natural de Santa Maria da Feira e está na Suíça há 15 anos; Vanessa, 29 anos, educadora de infância, é natural de Sintra e há três anos rumou a Friburgo, para se juntar ao então namorado.
O casamento aconteceu no dia 29 de julho, mas com a data da JMJ Lisboa 2023 o casal não quis adiar ou cancelar a sua participação, assumindo que os dias antes da viagem a Portugal, “foram um pouco agitados”.
“Havia uma ansiedade em viver as nossas primeiras Jornadas e ontem o que vivemos foi qualquer coisa. Digo a todos, quem puder viver que viva as jornadas”, sublinha Diogo.
Vanessa guarda as palavras do Papa quando o escutou afirmar que “a Igreja é para todos”.
“Estamos dentro da religião, mas viver isto é uma emoção muito grande”, explica.
“O amor traduz tudo. A quantidade de gente aqui, a união, entre ajuda, união o amor é o principal, isso é uma realidade tanto no casamento como em qualquer outra dimensão da vida”, acrescenta Diogo.
O noivo regista as palavras do Papa Francisco na vigília, na noite de sábado, quando convidou à alegria: “Sou uma pessoa positiva e alegre e é isso que tento transmitir, na vida e no grupo de jovens. Ontem foi muito fácil interiorizar as palavras do Papa”.
Com o final da JMJ Lisboa 2023, o casal ruma agora a quatro dias de descanso em Sesimbra.
SN/LS