JMJ Lisboa 2023: «Dar protagonismo aos jovens, construtores privilegiados da ‘casa da fraternidade e cidade dos sonhos’» – Fundação assinala um ano do encontro e apresenta objetivos

Organismo publica vídeo onde evoca semana na capital portuguesa

Lisboa, 06 ago 2024 (Ecclesia) – A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 assinalou hoje um ano da realização do encontro, quer “seguir a direção apontada pelo Papa Francisco” e dar “protagonismo” aos “construtores da casa da fraternidade e cidade dos sonhos”.

“Inspirados por tudo o que nos foi dado viver há um ano, seguimos na direção apontada pelo Papa Francisco: testemunhar a beleza do Evangelho de Jesus; promover a amizade social com que se tece a fraternidade universal; trabalhar por uma ecologia sempre mais integral, em que nada nem ninguém sejam excluídos da nossa casa comum; e, sobretudo, dar um novo protagonismo aos jovens, construtores privilegiados da nossa «casa da fraternidade e cidade dos sonhos»”, destaca um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, juntamente com a equipa da direção, nomeada no dia 1 de julho, manifesta a alegria patente no assinalar do primeiro aniversário da realização do “grande encontro internacional que encheu Lisboa e Portugal da profecia do Papa Francisco, da energia da juventude e de esperança num mundo melhor”.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 apresenta um vídeo para evocar e recordar a semana da Jornada na capital portuguesa.

Reconhecendo o assinalar do aniversário de “entidades diversas (eclesiais, públicas e da sociedade civil)”, acredita a Fundação JMJ Lisboa 2023 que se confirma a realização de um encontro “de e para «todos, todos, todos»”.

O comunicado, com o título «JMJ Lisboa 2025: um ano cheio de futuro», quer também agradecer a “imensa dedicação” de todos os que se envolveram e tornaram a JMJ Lisboa 2023 uma festa: “Peregrinos, voluntários, comités da organização da JMJ, parceiros públicos e privados, famílias de acolhimento, forças de segurança e profissionais de saúde e todos que fizeram possível este encontro acontecer”.

O comunicado sublinha ainda os desafios do Papa Francisco, através da “palavra e carisma” que “reuniu e abriu caminhos de futuro”.

Lisboa acolheu o maior encontro mundial de jovens com o Papa, entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas por Francisco no Parque Tejo.

A próxima edição da JMJ realiza-se em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.

LS

JMJ Lisboa/1º aniversário: Balanços, relatórios e as razões do Papa para considerar uma «jornada belíssima»

Partilhar:
Scroll to Top