JMJ Lisboa 2023: Assembleia da República aprova saudação pela realização e organização de encontro com dimensão «participativa e cívica»

Projeto aprovado contou com abstenções do Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal

Fotos: © Duarte Nunes \ JMJ 2023

Lisboa, 15 set 2023 (Ecclesia) – A Assembleia da República aprovou hoje uma saudação pela realização e organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 Lisboa, enaltecendo a “dimensão participativa e cívica dos muitos milhares de jovens que se encontraram em Lisboa em celebração”.

“Portugal acolheu a JMJ Lisboa 2023, que juntou, em todo o país, centenas de milhares de jovens de todo o mundo numa iniciativa que, além da sua dimensão religiosa, tem uma também evidente e salutar dimensão cívica, patente nas temáticas da paz, tolerância e inclusão que dominaram a semana”, pode ler-se no texto do projeto de Voto n.º 414/XV, que contou com as abstenções do Bloco de Esquerda e da Iniciativa Liberal.

A primeira edição internacional da JMJ em território português decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo, “um líder firme e inspirador, designadamente na intransigência na defesa da justiça social, dentro e fora da Igreja”.

Francisco chegou a Portugal, no dia 2, e regressou no último dia do encontro.

“Dada a complexidade que um evento da magnitude da Jornada Mundial da Juventude representa, desde logo, para a sociedade que o acolhe, para as suas infraestruturas e sistemas de segurança, de saúde ou de mobilidade, é de destacar a tranquilidade com que decorreu, permitindo que os muitos milhares de estrangeiros se tenham podido sentir em casa no nosso país”, saúda o texto.

Os deputados assinalaram ainda “o notável contributo e exemplo de todos os que, com o seu trabalho voluntário, prepararam, durante largos meses” a JMJ.

“É prova de civismo e de dedicação abnegada que servirá a todos de inspiração”, termina o texto aprovado.

Portugal foi o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa; Seul vai acolher a 41ª Jornada Mundial da Juventude, em 2027.

Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

LS

Partilhar:
Scroll to Top