JMJ/Cultura: Marca portuguesa em Madrid

Espetáculos musicais e de teatro animaram peregrinos de todo o mundo

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA a Madrid

Madrid, 21 ago 2011 (Ecclesia) – O programa cultural e artístico da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que hoje se conclui em Madrid, permitiu deixar na capital espanhola uma marca portuguesa junto de peregrinos de várias partes do mundo.

No parque de El Retiro, centro da capital espanhola, que congregou várias iniciativas desde o início da JMJ, o grupo “Anima Christi”, grupo ligado ao Serviço de Juventude do Patriarcado de Lisboa, apresentou um conjunto de temas musicais inspirados em passagens bíblicas e reflexões cristãs.

Nuno Pato, um dos membros da banda, referiu à Agência ECCLESIA que as músicas procuram chegar a quem “quiser ouvir” e que “sabe sempre bem” ver “alguém a dançar, que não percebe o português, mas que dança”.

Após um início tímido, foram muitas as pessoas vindas de outros países que se juntaram à pequena festa portuguesa, trauteando “pa pa ra ra” e outras sonoridades universais com os elementos da banda.

O destaque foi para o hino do patriarcado de Lisboa para a JMJ 2011: “Enraizados em Cristo Jesus, edificados em Cristo Senhor, na comunhão da Igreja crescemos, firmes na fé, na esperança e no amor”.

Noutro local de Madrid, várias enchentes selaram o sucesso do musical “Wojtyla”, apresentado pela paróquia de Cascais em seis sessões.

Os 25 atores levaram às lágrimas muitos dos espetadores, que também riram e vibraram com a revisão da vida do homem que viria a ser o Papa João Paulo II (1920-2005), como pôde testemunhar a reportagem do Programa ECCLESIA.

No palco, um grande ecrã mostrava várias imagens do pontificado e outros, mais pequenos, resumiam em espanhol e inglês algumas passagens do musical.

Esta apresentação multimédia narra testemunhos de quem se cruzou com João Paulo II e viu a sua vida transformada, tendo estreado em Portugal no dia 18 de maio de 2010.

A 26.ª JMJ decorre entre terça-feira e domingo sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, com a presença de Bento XVI desde quinta-feira e reunindo mais de um milhão de peregrinos, entre os quais 12 mil portugueses, números que fazem desta iniciativa o maior evento juvenil da Igreja Católica.

PTE/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR