JMJ 2027: Jovens de Lisboa passam «testemunho» a Seul no dia 24 de novembro

Celebração no Vaticano inclui entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Cidade do Vaticano, 24 set 2024 (Ecclesia) – Os jovens de Lisboa vão entregar a uma delegação de Seul a Cruz e o Ícone da JMJ, numa celebração marcada para 24 de novembro, na Basílica de São Pedro, anunciou hoje o Vaticano.

“Trata-se de uma passagem de testemunho evocativa que marcará o início da preparação espiritual da Igreja coreana para a Jornada Mundial da Juventude. Anuncio que esta entrega terá lugar no dia 24 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, durante a Santa Missa na Basílica de São Pedro”, disse aos jornalistas o cardeal William Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida (Santa Sé), na conferência de apresentação da imagem oficial da JMJ Seul 2027.

Lisboa acolheu a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas por Francisco no Parque Tejo.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz da JMJ foi confiada por São João Paulo II aos jovens católicos, no final do Ano Santo da Redenção em 1984.

“Este aspeto assume um significado especial este ano, devido à aproximação do Jubileu [2025]”, indicou o cardeal Farrell.

“O nosso desejo é que muitos jovens, mesmo aqueles que nunca participaram numa JMJ, percorram um caminho durante os próximos três anos – sobretudo um caminho interior – e se encontrem na Ásia juntamente com o sucessor de Pedro, e que todos juntos deem um corajoso testemunho de Cristo”, apelou o colaborador do Papa.

O caminho até à Coreia do Sul inclui a XL Jornada Mundial da Juventude (2025), que vai ter como tema ‘Vós também dareis testemunho, porque estais comigo’ (Jo 15,27).

Para a XLI Jornada Mundial da Juventude (2026 e Seul 2027), o Papa escolheu o tema ‘Tende coragem: eu venci o mundo!’, uma passagem do Evangelho segundo São João (Jo 16,33).

A XXXIX Jornada Mundial da Juventude vai ser celebrada nas várias dioceses católicas, no próximo dia 24 de novembro, com o tema ‘Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar’, passagem do livro do profeta Isaías (cf. Is 40, 31).

O prefeito do Dicastério responsável pelo acompanhamento da JMJ falou de uma “peregrinação interior que começou com o convite feito em Lisboa a levantar-se e partir”.

“Para o Ano Jubilar de 2025, os jovens são chamados a ser peregrinos de esperança em Roma e, nos dois anos seguintes, serão guiados por um caminho que culminará na Jornada Mundial da Juventude de Seul 2027”, precisou.

A conferência de imprensa contou com a presença do arcebispo de Seul, D. Paul Kyung Sang Lee, o qual apresentou o logótipo da JMJ 2027, que “integra os múltiplos significados do martírio, da juventude, de Seul, da JMJ e da cruz”.

O design utiliza técnicas de pincelada exclusivas da pintura coreana e incorpora os caracteres hangul que representam “Seul”, bem como as letras WYD (World Youth Day, Jornada Mundial da Juventude).

O arcebispo de Seul assumiu a vontade de convidar jovens da Coreia do Norte, mas sublinhou que “a situação internacional, a relação entre as duas Coreias, não é muito favorável”.

“De qualquer forma, se for possível, temos essa grande vontade de os convidar”, insistiu D. Paul Kyung Sang Lee.

AsJMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

OC

Partilhar:
Scroll to Top