JMJ 2027: Igreja abriu concurso para o hino do encontro mundial de jovens, em Seul

Letra e música devem ser inspiradas no tema da JMJ Seul 2027 – ‘Coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16,33)’ -, em qualquer uma das línguas oficiais da Jornada: coreano, inglês, italiano, espanhol, francês, português

Seul, 26 set 2025 (Ecclesia) – A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027, que se vai realizar em Seul, abriu um concurso de músicas temáticas para o hino desse encontro de jovens na Coreia do Sul, até 30 de novembro deste ano.

O Comité Organizador Local da JMJ Seul 2027 e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé informam que para o concurso do hino “todos os géneros musicais são bem-vindos”, e está aberto a todos os que quiserem participar “sem restrições de nacionalidade ou de local de residência”.

Os participantes devem concorrer com uma “composição original” (letra e música) inspirada no tema das JMJ Seul 2027 ‘Coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16,33)’, em qualquer uma das línguas oficiais das Jornada Mundial da Juventude: coreano, inglês, italiano, espanhol, francês, português.

O concurso para o hino da JMJ Seul 2027 está a decorrer até 30 de novembro de 2025 (até às 23h59 KST), e cada participante pode concorrer enviar até “três canções”.

A Comissão de Música da JMJ Seul 2027, do Comité Organizador Local, apresenta seis critérios de avaliação das candidaturas: Reflexão fiel do tema das JMJ Seul 2027; mérito artístico e originalidade; apelo popular e facilidade de cantar; facilidade de aprendizagem e memorização; facilidade de tradução e adaptabilidade a outras línguas e contextos culturais; adequação para coreografia e potencial para arranjo coral”.

O prémio, informa a organização da Jornada Mundial da Juventude na capital da Coreia do Sul, é o “reconhecimento como compositor da música tema oficial da JMJ Seul 2027”, uma placa comemorativa “e apoio à peregrinação”.

A JMJ vai regressar à Ásia em 2027, de 3 a 8 de agosto de 2027, com a edição internacional na capital da Coreia do Sul, que tem como tema ‘Tende Coragem, Eu venci o mundo’, anunciou o Papa Leão, no final do Jubileu dos Jovens, em Roma.

A organização da JMJ Seul 2027 destaca que a mensagem do tema da Jornada Mundial da Juventude MJ Seul 2027 “proclama novamente a vitória e a paz de Cristo aos jovens que vivem numa época marcada pela ansiedade, divisão e mudanças rápidas”, e convida-os a viver “com ousadia e a dar testemunho enraizado na promessa do Senhor”.

“A Coreia do Sul, uma terra onde a tecnologia avançada e a rica tradição se encontram, mas ainda carregando as feridas da divisão, acolhe esta JMJ em Seul como um testemunho de reconciliação e paz. Sendo a primeira JMJ a ser celebrada num contexto cultural onde o cristianismo não é maioritário, oferece um espaço privilegiado para o diálogo e para a missão”, desenvolve, realçando que através do tema os jovens são chamados “a cantar a vitória e a paz de Cristo, a serem renovados no Espírito Santo e a caminhar com coragem e esperança”.

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.

Nesse Ano Internacional da Juventude, o Papa polaco escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985)

Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo, durante uma semana.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top