Bispo D. António Augusto Azevedo presidiu à vigília de oração e apresentou nova equipa do Pré-Seminário

Vila Real, 26 nov 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real destaca que os seus jovens associaram-se à Igreja Universal e celebraram a Jornada Mundial da Juventude 2025, este sábado, dia 22 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei e Senhor do Universo.
“Os jovens da diocese, peregrinos da esperança deste Ano Jubilar, tiveram oportunidade de rezar juntos pela vocação como resposta ao amor de Deus, pela paz no mundo e, sobretudo, para que a esperança reine no coração de cada um”, informa o Departamento da Juventude, Universidade e Vocações (JUV), em nota enviada à Agência ECCLESIA pela Diocese de Vila Real.
Os jovens vila-realenses estiveram em oração a partir da primeira mensagem de Leão XIV para a Jornada Mundial da Juventude e também ouviram “dois testemunhos de vida, de um jovem e de um sacerdote missionário”; esta 40.ª edição da JMJ teve como tema «Vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo» (Jo 15,27), e foi celebrada a nível diocesano, na Solenidade de Cristo-Rei (23 de novembro).
A vigília de oração, na Sé, foi presidida pelo bispo diocesano e contou com o canto do Grupo de Jovens ‘Outsiders’, da Paróquia de São Pedro, Vila Real.
D. António Augusto Azevedo apresentou também a nova equipa responsável pelo Pré-Seminário, que se insere no Secretariado da Juventude, Universidade e Vocações, e tem como responsável o padre Gonçalo Capela, sacerdote ordenado no dia 6 de julho deste ano, e que é também, entre funções paroquiais, responsável pelo Gabinete Episcopal.
Esta 40.ª edição da Jornada Mundial da Juventude, na Diocese de Vila Real, começou no seminário com os jovens em convívio e partilha de experiências, nomeadamente a “sua visão para a pastoral juvenil em Portugal”, no âmbito do Processo ‘Escuta 360º’, do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), que quer “escutar todos os jovens e responder às suas questões, anseios e sonhos”.
Os animadores e responsáveis de grupos de jovens e movimentos partilharam também os seus desafios e anseios, e, após esse momento de “discussão e partilha” sobre os “sonhos” que devem ser respondidos pela Pastoral Juvenil em Portugal, tiveram “diversão musical”, animado por jovens da Diocese de Vila Real, informa o Departamento da Juventude, Universidade e Vocações.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes, incluindo a de Lisboa, em 2023.
A próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se em Seul, a capital da Coreia do Sul, de 3 a 8 de agosto de 2027, com o ‘Tende Coragem, Eu venci o mundo’.
CB/OC
