Peregrinos querem despertar a atenção para novas vocações sacerdotais e religiosas
Lisboa, 12 jul 2023 (Ecclesia) – Três jovens, um sacerdote e dois leigos, vão atravessar a Europa de bicicleta para participarem na Jornada Mundial da Juventude 2023, saíram este sábado de Cracóvia, na Polónia, em direção a Lisboa, onde querem chegar no dia 30.
“Nada vale a pena na vida se for fácil. Tudo o que é bom requer esforço”, afirmaram os três ciclistas, sobre a peregrinação até à capital portuguesa que foi pensada com um carácter penitencial, lê-se no sítio online da JMJ Lisboa 2023.
A viagem do padre Marcin Napora, de Bartłomiej Michlec e de Marcin Kidon começou este sábado, dia 8 de julho, com uma Missa, na capela do Seminário de Cracóvia, presidida por D. Robert Chrząszcz, bispo auxiliar da arquidiocese.
Estes ciclistas vão atravessar o continente europeu, com o propósito de despertar a atenção para novas vocações sacerdotais e religiosas, e percorrer cerca de 3800 quilómetros, em 21 dias, querem chegar a Lisboa no dia 30 de julho, véspera do início da primeira edição internacional da JMJ em Portugal.
O padre Marcin Napora afirma que “perseverança e consistência” são “pontos essenciais” para superar cada quilómetro da cidade polaca de Cracóvia, até Lisboa.
A etapa mais longa desta peregrinação de bicicleta é na Alemanha, são 220 quilómetros, numa viagem que é acompanhada “de oração, com a celebração diária da Eucaristia e a recitação do terço”.
A JMJ Lisboa 2023 adianta que os três peregrinos pretendem ficar alojados em casa particulares, mas também têm tendas.
A Arquidiocese de Cracóvia recebeu a última edição internacional da JMJ realizada na Europa, em 2016.
Cada Jornada Mundial da Juventude realiza-se, anualmente, a nível diocesano (na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
O tema da JMJ Lisboa 2023, de 1 a 6 de agosto, é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).
CB/OC