Iniciativa leva o propósito de prevenção de tráfico de seres humanos e antecipa a 51ª Semana Nacional de Migrações a realizar-se de 6 a 13 de agosto
Lisboa, 22 jul 2023 (Ecclesia) – A Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), da Conferência Episcopal Portuguesa, vai estar presente na JMJ Lisboa 2023 pelo “sentido de urgência e missão”.
“O sentido de urgência e missão que nos envolve motiva a presença da OCPM em alguns momentos desta JMJ Lisboa: de 1 a 4 de Agosto cumprindo o propósito de prevenção de tráfico de seres humanos, em parceria com a CAVITP/ RENATE e TALITHA KUM – os jovens encontrarão uma tenda na Cidade da Alegria”, revela o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A nota adianta ainda que “no dia 2 de agosto a OCPM co-dinamizará um Workshop “War and Migrations” no espaço Brotéria” e no dia 4 de agosto, “a convite da Fundação AIS apresentará um dos filmes documentário, seguido de conversa com os participantes no Cinema S. Jorge”.
“Em qualquer um dos destes momentos teremos oportunidade para refletir e interligar o tema das JMJ e do Dia Mundial do Migrante e Refugiado 2023: «Livres de escolher se migrar ou ficar», que inspira a 51ª Semana Nacional de Migrações, de 6 a 13 de agosto de 2023”, informa.
Integrada na semana nacional acontece ainda a peregrinação do migrante e do refugiado a Fátima, de 12 e 13 de agosto, que vai ser presidida por D. Filomeno Dias Vieira, arcebispo de Luanda.
A nota acrescenta que a “vigília de oração noturna será dinamizada pelos secretariados diocesanos, caritas diocesanas e grupos paroquiais”.
SN