JMJ 2023: «Somos capazes de acolher outros», sublinha bispo de Vila Real

D. António Augusto Azevedo destaca experiência dos «Dias nas Dioceses»

Vila Real, 28 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real disse hoje que a experiência dos ‘Dias nas Dioceses’ (DND), que antecipa a JMJ unindo comunidades locais e peregrinos estrangeiros, mostra o que “deve ser autenticamente” a Igreja.

“Ajuda-nos a perceber que somos capazes de acolher outros, que a nossa fé abre horizontes de comunhão com o resto da Igreja”, referiu D. António Augusto Azevedo, em declarações à Agência ECCLESIA.

O responsável católico considera que esta será uma “experiência fundamental” para as novas gerações e “um sinal de forte que há potencial, há energia, há força” nos jovens, o que desafia os responsáveis católicos a fazê-los sentir que têm “algo para dar”.

O bispo de Vila Real espera que os jovens vivam uma “experiência forte da alegria da fé, da comunhão, de encontro com Cristo”, levando a uma “renovação da forma de viver” nas comunidades católicas.

Emanuel Policarpo chegou de Angola, num grupo alargado de jovens adultos, com experiência noutras edições internacionais da JMJ

“Sentimo-nos em casa”, refere à Agência ECCLESIA.

O Grupo Kianda, com 26 elementos, está a viver os DND em Vila Pouca de Aguiar e animou o momento da entrega dos dons na Eucaristia que reuniu hoje os peregrinos de vários países, em Vila Real, com uma “dança de agradecimento”.

O entrevistado deixa votos de que, após a pandemia, a JMJ 2023 ajude a “reavivar o espírito fraterno de irmandade, como um só povo, esquecendo os muros e vivendo mais de pontes”.

Presente na celebração esteve Pedro Borges, de Constantim, voluntário no acolhimento de peregrinos franceses, uma experiência “espetacular”

“Eles têm dito que se sentem parte da família”, adianta.

O jovem vai participar pela primeira vez numa JMJ, em Lisboa, projetando um encontro “muito enriquecedor” com realidades diferentes.

“Podemos experimentar coisas novas, aprender com os outros”, projeta.

A Diocese de Vila Real acolhe cerca de 800 jovens nos DND, que decorrem entre 26 e 31 de julho.

Este sábado, o programa prevê uma descoberta dos 14 concelhos da região e no domingo o “Dia da Família”.

Os DND são apresentados como um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que se realiza de 1 e 6 e agosto de 2023, com a presença do Papa.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top