Maria Ribeiro Telles, do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, revela que muitos grupos partilham os momentos de partida
Lisboa, 22 jul 2023 (Ecclesia) – Maria Ribeiro Telles, do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, disse hoje à Agência ECCLESIA que já estão a chegar a Lisboa “grupos de peregrinos dos países mais longínquos” e grupos de voluntários, que chegam para a formação da próxima semana.
“Já temos alguns grupos de peregrinos a chegar a Lisboa, alguns aproveitaram voos mais baratos, e outros são de países mais longínquos”, contou a jovem.
Maria Ribeiro Telles refere que há grupos a chegar de “Timor Leste, Guiné Bissau, Cabo Verde e Panamá” e que há outros grupos que partilham com a organização os momentos da partida.
Chegam-nos vídeos e fotos de missas de envio dos próprios países, como das Filipinas, por exemplo, também a Colômbia partilhou e sabemos que estão a sair de lá”.
Ainda neste sábado a jovem, da Direção ‘Caminho 23’ da JMJ Lisboa 2023, foi receber um grupo da Guiné-Bissau.
“Foi a minha manhã, fui recebê-los e vinham muito entusiasmados, muitos nunca tinham saído do país e outros nunca tinham voado, era muita a alegria de ser para uma JMJ, estavam cansados mas com muita gratidão por os estarmos a acolher”, descreve.
Maria Ribeiro Telles explicou ainda que este grupo, “por vir mais cedo”, uma parte seguiu para a diocese que os vai acolher nos “Dias na Diocese” mas que outros ficam por Lisboa, onde “a Câmara Municipal dá uma ajuda”, uma vez que “estes dias não estavam garantidos”.
A jovem sente-se “curiosa” para receber outros grupos, nomeadamente de “origens mais singulares”.
“Há vários grupos, muito pequeninos, e outros do projeto “igrejas irmãs”, que traz peregrinos de países que nunca vieram a uma JMJ, e há este apoio através de paróquias, movimentos e congregações de Portugal que fizeram esta ponte, por exemplo da Mongólia, Cazaquistão, Mauritânia ou Suriname”, indica.
Ainda durante estes dias já chegaram vários grupos de voluntários que vão integrar a “formação que inicia no dia 26 de julho”.
SN