Diretor do Departamento de Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa indica que momento vai ter um «efeito imediato»
Lisboa, 01 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai ter um encontro esta sexta-feira, dia 04 de agosto, pelas 11h30, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, com representantes de outras confissões religiosas.
“Nesta sexta-feira, dia 04 de agosto, às 11h30, o Santo Padre encontra-se com representantes de outras confissões religiosas, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa”, anuncia o site oficial da JMJ.
O padre Peter Stilwell, diretor do Departamento de Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa, afirma que esta iniciativa do Papa terá um “efeito imediato” na divulgação das “várias iniciativas que decorrem durante a semana, no campo da unidade dos cristãos”.
“Em primeiro lugar, está encontrarmo-nos, olharmo-nos olhos nos olhos, enquanto seres humanos”, refere o sacerdote.
Deste modo, a JMJ Lisboa 2023 assume-se como “um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa”, pelo que procura ter no seu programa atividades que promovam o diálogo inter-religioso.
Para o padre Peter Stilwell a “reunião simbólica” na Embaixada do Vaticano em Lisboa será importante para mostrar aos representantes de outras religiões que “são reconhecidos e valorizados”.
Como parte das atividades, destacam-se: a plantação de árvores no Jardim Botânico Tropical, em representação das seis grandes famílias religiosas, uma sessão de diálogo inter-religioso no Centro Ismaili e tempos de oração proporcionados pela Comunidade de Taizé.
A JMJ Lisboa 2023 é vista pelo responsável como uma oportunidade de mostrar aos peregrinos que é possível e positivo o convívio entre comunidades religiosas.
“Se nós pudéssemos dar um exemplo a muitos que vivem situações conturbadas, eu creio que isso seria um bom contributo”, referiu.
A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.
Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com uma celebração anual em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).
SN