Francisco protagoniza novo episódio de podcast especial, gravado pelos media do Vaticano
Cidade do Vaticano, 24 jul 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou os jovens de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023, afirmando que “vale a pena”.
“A JMJ é um encontro de tantos jovens, vale a pena estar lá. Se não tenho tanta vontade ou penso de outra forma, vale a pena arriscar, ir lá. Depois falamos”, refere, no novo episódio do ‘Popecast’, o programa gravado pelos media do Vaticano para as plataformas digitais.
Francisco conversa à distância com jovens de várias origens, para “representar a fragilidade, mas também a força e a criatividade das novas gerações”, adianta o portal ‘Vatican News’, que dá a conhecer os primeiros sons do encontro.
Um dos participantes é um jovem transsexual, que fala das dificuldades em viver a sua fé.
“Ouvi a tua história, o teu caminho, já sabes o que te vou dizer, agora: o Senhor caminha sempre connosco, sempre. Mesmo no caso de sermos pecadores, Ele aproxima-se”, responde o Papa.
Outro dos testemunhos é de um jovem envolvido em atos criminososo, a quem Francisco diz que o Senhor nunca o deixa “só”.
O primeiro episódio do ‘Popecast’ foi gravado em março, por ocasião do 10.º aniversário de pontificado.
O Papa vai visitar Portugal de 2 a 6 de agosto, para presidir à JMJ Lisboa 2023, a quarta edição internacional desta Jornada, no seu pontificado.
A JMJ nasceu após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo, durante uma semana.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.
A 12 de setembro de 2022, o Papa publicou a mensagem para a JMJ Lisboa 2023, convidando os jovens para um “abraço da reconciliação e da paz” na capital portuguesa.
“Queridos jovens, que na JMJ possais experimentar novamente a alegria do encontro com Deus e com os irmãos e as irmãs. Depois dum prolongado período de distanciamento e separação, em Lisboa – com a ajuda de Deus – reencontraremos juntos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, o abraço da reconciliação e da paz, o abraço duma nova fraternidade missionária”, escreve Francisco, num texto divulgado pelo Vaticano.
O texto apresenta os jovens como esperança duma “nova unidade para a humanidade fragmentada e dividida”.
Queridos jovens, é tempo de voltar a partir apressadamente para encontros concretos, para um real acolhimento de quem é diferente de nós, como acontece entre a jovem Maria e a idosa Isabel. Só assim superaremos as distâncias entre gerações, entre classes sociais, entre etnias, entre grupos e categorias de todo o género, e superaremos também as guerras”.
A XXXVII Jornada Mundial da Juventude é celebrada, a nível internacional, de 1 a 6 de agosto de 2023 – após ter sido adiada, por um ano, devido à pandemia de Covid-19 -, em Lisboa.
“Espero e creio fortemente que a experiência que muitos de vós ireis viver em Lisboa representará um novo começo para vós jovens e, convosco, para toda a humanidade”, realça o Papa.
“Que o Espírito Santo acenda nos vossos corações o desejo de vos levantardes e a alegria de caminhardes todos juntos, em estilo sinodal, abandonando falsas fronteiras. O tempo de nos levantarmos é agora. Levantemo-nos apressadamente! E, como Maria, levemos Jesus dentro de nós, para O comunicar a todos”, acrescenta.
‘Todos juntos em Lisboa!’ é um dos tópicos da mensagem, na qual se evocam os “últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra”.
OC