JMJ 2023: Papa escreveu a D. Manuel Clemente, após regresso «a Roma de coração feliz»

«Possa o Senhor Cardeal, com a ajuda de Deus, continuar a ser memória viva da obra divina da salvação junto do seu povo», escreveu Francisco

Foto: Lusa

Lisboa, 23 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco escreveu uma carta ao cardeal patriarca de Lisboa, após a Jornada Mundial da Juventude 2023 realizada na capital portuguesa, e desejou que D. Manuel Clemente “possa continuar a ser memória viva da obra divina da salvação”.

“Regressado a Roma de coração feliz com a minha estada dos dias 2 a 6 do corrente mês nessa variegada e esperançosa comunidade patriarcal, venho agradecer a quantos a ela pertencem e nela trabalham, animando-os a caminharem com perseverança e coragem, testemunhando a todos o amor misericordioso do Pai do Céu.”

A primeira edição internacional da JMJ em território português decorreu de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa no Parque Tejo.

Na carta, com data de 10 de agosto, divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, esta terça-feira feira, dia 22, o Papa deseja que D. Manuel Clemente, “com a ajuda de Deus”, possa “continuar a ser memória viva da obra divina da salvação” junto do seu povo.

“E para a grande família que é a Igreja espalhada por toda a terra. Abraçando as próprias fragilidades, cultive sempre a confiança de que só em Deus se encontra a nossa força”, acrescentou Francisco.

No mesmo dia 10 de agosto, o Papa nomeou D. Rui Valério, então bispo das Forças Armadas e de Segurança, como novo patriarca de Lisboa, sucedendo ao cardeal D. Manuel Clemente, que renunciou ao cargo após ter completado 75 anos de idade.

O Patriarcado de Lisboa divulgou também, esta terça-feira, duas cartas do presidente da Conferência Episcopal Francesa, D. Éric de Moulins-Beaufort (arcebispo de Reims): uma carta de agradecimento para o cardeal-patriarca de Lisboa e uma carta para o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, respetivamente D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar.

Portugal foi o 13.º país a acolher este encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, sob a presidência do Papa; Seul vai acolher a 41ª Jornada Mundial da Juventude, em 2027.

Até hoje houve 15 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016), Panamá (2019) e Lisboa (2023).

CB

Partilhar:
Scroll to Top