JMJ 2023: Jovens madeirenses partem para Lisboa após semana de acolhimento de mais de 500 peregrinos (c/fotos)

Bispo do Funchal deseja que todos vivam «encontro alegre, mas profundo com Jesus»

 

Funchal, Madeira, 31 jul 2023 (Ecclesia) – O Parque de Santa Catarina, no Funchal, acolheu este domingo a Missa de Envio dos jovens madeirenses que participam na JMJ Lisboa 2023, acompanhados por mais de 500 peregrinos que participaram no programa dos ‘Dias nas Dioceses.

A celebração, ao ar livre, contou com a presença de uma imagem de Nossa Senhora do Monte e uma relíquia do Beato Carlos da Áustria, que faleceu na Madeira.

O bispo do Funchal pediu aos participantes que a sua JMJ seja “um encontro alegre, mas profundo com Jesus”.

“Depois destes dias passados na Madeira, vamos partir para Lisboa. Como Maria, também para todos nós é preciso partir e viver — viver intensamente, deixando que Deus nos encontre em tudo o que somos”, referiu D. Nuno Brás.

Para o responsável católico, esta é uma oportunidade para cultivar a “sabedoria verdadeira”.

“Consiste em querer aquilo que Deus quer para nós e para todos. Consiste no Reino de Deus em nós, e por meio de nós, no mundo. E isso devemos sempre, mas sempre, pedi-lo ao Senhor”, explicou.

Não queremos ser “santos a meias”! Queremos viver com a Sabedoria do Reino de Deus! O campo precioso, a pérola de grande valor chama-se agora JMJ Lisboa 2023, Que Deus a todos abençoe e guie. Que Ele encontre o vosso coração inteligente, disponível para viver em tudo o Seu Reino!”.

No final da Eucaristia, o padre Carlos Almada, responsável pelo COD-Funchal, agradeceu a presença do bispo diocesano nesta cerimónia, bem como de todos os sacerdotes que concelebraram esta Eucaristia e aos que, “na última semana, acolheram tantos jovens nos seus núcleos”, informa o ‘Jornal da Madeira’.

A Jornada Mundial da Juventude, que Portugal recebe pela primeira vez, é um encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, que reúne centenas de milhares de participantes durante cerca de uma semana, em iniciativas religiosas e culturais, sob a presidência do Papa.

Até hoje houve 14 edições internacionais da JMJ – que decorrem de forma alternada com celebrações anuais em cada diocese católica: Roma (1986), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

OC

JMJ 2023: Bispo do Funchal esteve no Aeroporto da Madeira para acolher jovens peregrinos

 

Partilhar:
Scroll to Top